Dicas para não expor seus filhos na internet

2 min


297 shares
Dicas para não expor seus filhos na internet
Dicas para não expor seus filhos na internet

Hoje em dia a internet faz parte da vida da maioria das famílias, no entanto é preciso tomar cuidado com o que se posta na rede, pensando nisto reuni algumas dicas para não expor seus filhos na internet.

Estas dicas para não expor seus filhos na internet é o que costumo seguir em casa como norte e o que acredito ser o ideal como comunicadora, mas cada pai e mãe sabe o que é melhor para seus filhos e quais serão suas estratégias de segurança online.

É certo que a maioria dos pais querem postar muitas imagens de seus filhos nas redes sociais, em seus blogs e mostrar para todos o quanto são lindos, inteligentes, espertos e fofos. Quanto mais curtida, melhor. Porém é preciso ter cautela com o que se posta para não expor as crianças a riscos relacionados a sua segurança e até com imagens que as exponham ao ridículo.

Veja as dicas:

1. Não poste imagens em seus perfis de redes sociais como facebook, no modo “público” e cuidado com quem se adiciona como amigo.

Você até pode postar imagens do seu filho, mas tente criar grupos específicos nas redes sociais de pessoas confiáveis, conhecidas e familiares, assim pessoas desconhecidas não tem acesso a imagem.

2. Não permita que amigos compartilhem as imagens de seus filhos com os amigos delas.

Tem muita gente sem noção e acaba compartilhando uma imagem pessoal sua para a rede de amigos dela, acontece que quando ela faz isso, todos os amigos delas que você não conhece passa a ter acesso a imagem do seu filho e isso pode ser além de uma invasão de privacidade, bem arriscado porque você não os conhece.

3. Não poste imagens do seu filho com uniforme da escola ou em frente a escola.

Fazendo isto todo mundo saberá aonde seu filho estuda, basta dar uma busca pelo nome da escola no google e logo a pessoa tem o endereço do lugar onde a criança esta todos os dias.

4. Cuidado com aplicativos que dizem aonde você ou seu filho esta.

Dar “chek-in” nos lugares que você frequente além de não ser seguro para você também não é para os seus filhos, desta forma um mundo de pessoas conseguem descobrir onde você esta naquele momento e sua família fica vulnerável a possíveis riscos.

5. Não poste imagens de seu filho nu ou que exponha seu corpo.

Existem muitos pedófilos na internet que estão o tempo inteiro em busca de imagens de crianças para usá-las de forma promíscua, cuidado com isto, é muito sério. Além de quê uma imagem desta expõe a intimidade do seu filho e isto não é legal nem mesmo para o grupo mais restrito de amigos. Aproveita e saiba aqui nesta postagem: como denunciar pedofilia online.

6. Imagens do seu filho com amigos sem autorização dos pais do amigo.

Fazendo isto você expõe não apenas o seu filho, mas também o coleguinha deles e os pais dele podem não gostar. Nunca poste imagens de outras crianças na internet que não seja as suas. Isto seria o mesmo que alguém compartilhar a imagem do seu filho com os amigos dela, lembra?

7. Não compartilhe imagens do seu filho em frente a sua casa ou no seu trabalho.

Desta forma as pessoas mal intencionadas também podem descobrir a sua localização e colocar toda a sua família em risco.

8. Imagens grandes ou em alta resolução.

Todo mundo pega foto de todo mundo no google como se isto fosse a coisa mais normal do mundo, mas não é! fazendo isto você dá a chance de pessoas usarem imagens de seu filho em seus sites, blogs e até em campanhas de produtos sem sua autorização. Para esclarecer mais sobre isso você pode ler sobre: Blogueiras maternas, empreendedorismo e direitos autorais.

9. Fotos engraçadas de seu filho em alguma situação do dia a dia ou caretas.

Aqui, além de expor a intimidade do seu filho, ele pode ser alvo de engraçadinhos que fazem “memes” na internet e isto pode viralizar de tal forma que você perde o controle total sobre a imagem.

10. Fotos que façam seu filho se sentir envergonhado no futuro ou que sejam “chacotas” sobre ele

Isto não é engraçado e no futuro seu filho pode ficar muito chateado de você ter postado uma imagem ou vídeo em que ele aparece em uma situação constrangedora. Ninguém gosta de ser alvo de chacotas, principalmente na internet para um mundo de gente. Leia mais sobre isto aqui e suas consequências: Chega de bullying! Ele é o responsável por uma série de problemas na vida da criança

O uso da internet deve ser bem comedido quando pensamos em segurança, existem diversos casos e bandidos que localizaram famílias através das redes sociais e se aproveitaram de alguma forma da ingenuidade dessas famílias deixando muitas informações disponíveis para desconhecidos. O mesmo serve para deixar números de celular, residenciais e endereços disponíveis, você nunca sabe quando pode ser vítima de um golpe ou algo pior de pessoas que estão a espreita na rede.

Aprenda mais sobre segurança na internet sobre vários aspectos aqui: Cartilha de segurança para internet

Leia também:


Like it? Share with your friends!

297 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)