Tempo de leitura deste artigo:4 minutos

A série Lie To Me disponível na Netflix nos dá algumas técnicas de como descobrir uma mentira

Será que funciona mesmo? Será que estes sinais que as pessoas dão ao se expressar podem te ensinar a como descobrir uma mentira que estão tentando esconder de você?

Bom, nos primeiros episódios que ví, fiquei impressionada com detalhes que as pessoas dão ao se expressar e confesso que nunca reparei muito nestes gestos para saber se o que a pessoa dizia era verdade ou mentira.

Mas convenhamos, quem não quer ser o expert nisto e pegar no flagra aquela mentira na cara? Aposto que a maioria e que depois de ter assistido a série você provavelmente começou a prestar mais atenção nas técnicas. Ou melhor, fez como eu e ficou voltando alguns episódios para gravar as técnicas!

A série lançou em 2011, teve 3 temporadas e depois não houveram mais episódios, ainda assim é bacana conferir se você ainda não viu. Estas 3 temporadas já valem a pena.

Então vamos nessa:

1- Aquele papo de quê um mentiroso não olha nos olhos é mito. Segundo a série, as vezes o mentiroso olha fixamente para os seus olhos justamente para perceber se você acredita na mentira. O que vale são os sinais do todo: corpo, expressões, frases, micro expressões.

2- Não confie em palavras. Segundo as estatísticas 1 pessoa normal conta até 3 mentiras em 10 minutos de conversa e isso, uma pessoa normal. Ou seja, um mentiroso querendo esconder algo mentirá muito mais.

3- O clássico levantar um ombro só. Tradução: “eu não tenho confiança alguma no que acabei de dizer”. O corpo contradiz as palavras, ou seja, se você verificar uma leve levantada de um dos ombros, pode ser que a pessoa esteja te contando uma mentira.

4- Agir com supresa. Em uma supresa real, a expressão facial dura menos de 1 segundo. Em uma surpresa onde a expressão dura mais de um segundo, é fingimento. Ou seja, esta mentindo.

5- Repetição. Suponhamos que você pergunte se alguém “foi na casa de fulano”, geralmente o mentiroso repete a frase: “Não, nunca fui a casa do fulano”. Repetições deste tipo é típico de quem esta mentindo.

6- Coçar o nariz. Homens tem mania de coçar o nariz quando estão escondendo coisas. Atenção mulherada!

7- Deslize gestual clássico. Um pequeno movimento afirmativo da cabeça seguido de uma negativa. A pessoa assente um pouco com a cabeça antes de dizer que não fez algo que ela provavelmente fez.

8- Tensão escondendo as mãos no bolso. Pode ser que a pessoa esteja querendo esconder alguma outra coisa, fique esperto.

9- Distanciamento de linguagem. Quando alguém esta escondendo algo, tende a se distanciar na linguagem. Exemplo: não tive relações com “aquela” mulher. Mesmo sabendo o nome da pessoa em questão.

10- Sequência de acontecimentos. Para pegar um mentiroso no pulo, pergunte sobre uma sequência de acontecimentos. Depois de surpresa peça para a pessoa repetir de trás para frente. Quando se mente é difícil contar a história invertida, pois, não há lembranças!

O Dr. Cal Lightman do seriado Lie To Me, presume que todo ser humano é um mentiroso.

Estas dicas foram extraídas do seriado e podem não indicar de fato um mentiroso muito habilidoso. Segundo a série, conhecer como a pessoa é normalmente falando a verdade pode te dar uma comparação melhor sobre ela estar mentindo ou não. Ou seja, nada melhor do que conhecer bem as pessoas para saber se há algo de errado.

Leia também:

Deixe um Comentário

comments