Concepção: como acontece o encontro entre óvulo e espermatozóide

2 min


concepção

Você sabe como acontece a concepção?

De repente você descobriu que esta grávida ou esta tentando, mas não sabe ainda como acontece a concepção de um bebê.

Vamos olhar de um jeito mais atento para como a natureza de nosso corpo funciona para saber como acontece a concepção:

A concepção é o momento onde óvulo e espermatozóide se encontram. Pode levar de 45min a 12h para o espermatozóide se aproximar das Trompas de Falópio.

O espermatozóide pode sobreviver até 7 dias dentro do seu corpo, o que significa que a concepção pode acontecer vários dias depois de você ter feito sexo.

Saiba como a vida começa nesta incrível jornada

De onde vem os óvulos liberados no período fértil?

A mulher possui dois órgãos pequenos chamados ovários que estão ligados ao seu útero. Um de cada lado. Eles estão rodeados de óvulos.

Curiosidade: Cada bebê menina nasce com 1 a 2 milhões de óvulos nos ovários.

Estes óvulos vão morrendo instantaneamente e diminuindo ao longo de nossas vidas e enquanto crescemos. Durante os anos férteis, uma mulher pode liberar até 400 óvulos em cada período desde seu primeiro período fértil até a menopausa.

Como o óvulo é liberado no corpo da mulher?

Após o período menstrual, de 1 a 3 óvulos começam a atingir a maturidade em um dos ovários. Apenas um dos ovários irá liberar um óvulo maduro por vez. Esse processo de preparação para a liberação do óvulo é chamado de ovulação.

As Trompas de Falópio que estão ligadas aos ovários e fazem a conexão dentre ovários e útero, sugam o óvulo para que ele comece a percorre-las até o útero. É no meio deste caminho que óvulo e espermatozóide se encontram.

Este processo, ou a ovulação acontece cerca de 12 a 14 dias entre o próximo período menstrual. O tempo que a ovulação dura depende do tempo de seu ciclo menstrual. Vários hormônios diferentes trabalham juntos para gerenciar a duração do seu ciclo, quando seus óvulos amadurecem e o momento da ovulação.

Quanto tempo o óvulo sobrevive após ser liberado?

Um óvulo pode sobreviver por até 24h após ser liberado. Se ele for fertilizado dentro deste tempo, um bebê será concebido. Quando o óvulo em sua jornada pelas Trompas de Falópio encontra o espermatozóide saudável, o processo de início da vida começa.

Se não, a jornada do óvulo termina no momento em que ele chega ao útero sem ter sido fertilizado. Ele começa a se desintegrar e inicia um novo processo de ciclo menstrual.

Hormônios que são liberados quando o óvulo é fertilizado:

Se uma mulher entra no período fértil, os ovários começam a liberar estrogênio e progesterona, os dois hormônios principais da gravidez. Quando o óvulo não é fertilizado, os níveis desses hormônios diminuem e o revestimento espesso do útero começa a se soltar e ser eliminado. É assim que a menstruação surge.

Os restos do óvulo não fertilizado são eliminados simultaneamente.

Como os espermatozóides são feitos?

Uma mulher adulta só libera um óvulo por mês, em casos raros dois. O homem esta continuamente produzindo milhões de espermatozóides microscópicos. O único propósito de cada um deles é nadar até o óvulo para entrar nele.

Curiosidade: os espermatozóides levam de 2 a 3 meses para se formar. O espermatozóide vive apenas algumas semanas no corpo de um homem e pelo menos 40 milhões deles são liberados durante a ejaculação.

Os mesmos hormônios que agem na ovulação das mulheres, estimulam a liberação de testosterona nos homens. A testosterona por sua vez, esta encarregada de produzir os espermatozóides. A produção de espermatozóides se inicia nos testículos (glândulas no saco escrotal abaixo do pênis).

Porque os testículos ficam pendurados abaixo do pênis para “fora” do corpo?

Como são sensíveis a temperatura, eles precisam estar em um local que não superaqueça e por isso a região “fora” do corpo. Para que os espermatozóides sejam saudáveis e sobrevivam, eles precisam ficar em um temperatura de 34 graus. Isto é cerca de 4 graus mais frio que o corpo.

Quando o espermatozóide se forma, ele é armazenado nos testículos, no epidídimo. O epidídimo é um tubo espiralado de até 6m (isso mesmo!). Durante a ejaculação, o esperma é misturado com o sêmen.

Curiosidade: Dos milhões de espermatozóides produzidos e liberados em cada ejaculação, apenas um será o escolhido pelo óvulo para fertilizá-lo (sim, novas pesquisas indicam que o óvulo é quem faz esta seleção de entrada). O esperma carrega um cromossomo Y ou X. Se um esperma com cromossomo Y for escolhido, o bebê será menino. Se for um com cromossomo X será menina.

Leia também:

 


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
1
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
4
Amei
Ouwn Ouwn
3
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)