Como ser mãe de adolescente: de 2 a 12 anos

2 min


adolescente

Meu filho fez o bigode pela primeira vez, já era hora…aquela sombra das penugens sobre os lábios não cabiam mais naquele menino, que definitivamente, não é mais um menino é um adolescente.

Constatação que tive também com o nosso bebê, que passou a nos surpreender com muitos nãos, sapateios e cara feia, isso quer dizer que ele também não é mais um bebê, mas sim um toodler…um bebê adolescente!

E dai me vi, com dois adolescentes em casa, cada um na sua adolescência peculiar e pude perceber que esse período é muito parecido em ambas as fases. Pude nessa década que separa o nascimento dos meus meninos, perceber como essas fases podem ser mais doces e menos turbulentas se a gente simplesmente prestar atenção no óbvio.

Grandes mudanças trazem consigo grandes impactos, que acabam refletindo em uma mudança de atitude.

O bebê que sempre foi calminho de repente muda, fica chorão, birrento, dá show no supermercado. A criança que sempre foi calma e obediente, passa de uma hora para outra a ser respondona, desobediente, os bilhetes da agenda aumentam.

O choque para os pais é grande também, o que traz insegurança, uma paciência limitada e um combo de frustrações.

Que fase, né? Mas o que percebi nessas mudanças que estão acontecendo aqui em casa é que em ambas as adolescências, as maiores dificuldades (para pais e filhos) são os seguintes pontos:

Mudanças

Os toodlers estão passando por mudanças intelectuais, sociais e emocionais. Estão descobrindo o mundo, os objetos, as suas habilidades, aprendendo o tempo todo. Já os adolescentes além de estarem passando por essa mesmas mudanças, tem o plus puberdade que envolve mudanças no corpo, as oscilações de humor e as questões da autoafirmação.

Comunicação

Ambos sofrem com a dificuldade de comunicação, muitas vezes os interlocutores não conseguem entender o que eles querem dizer e eles não conseguem se fazer compreender. Pode parecer que se trata apenas de uma barreira linguística (no caso dos bebês), mas tanto eles quanto os adolescentes tem enormes dificuldades na comunicação com os adultos, muitas vezes por uma falta de abertura e dificuldade na interpretação das emoções. Assim como os pequenos, os jovens também estão aprendendo a se comunicar de uma maneira mais madura e isso não é fácil para eles.

Dilemas

Para o toodler tudo gira em torno do imediato, os seus dilemas são focados no acontecimento do agora. Já os adolescentes ultrapassam as fronteiras e adentram profundamente na Terra dos Dilemas, pois estão constantemente navegando em um oceano de pensamentos e dúvidas. Para o toodler o mundo é dele, é ele. Ao contrário do adolescente que procura o tempo todo o seu lugar no mundo.

Birras

O toodler diz não puramente por diversão, nem tenciona a negativa verdadeiramente e por ser imediatista, afronta a determinação dos pais simplesmente por fazê-lo. O adolescente quer provas, quer motivos e razões bem claras para fazer o que é determinado, precisa ser convencido, muitas vezes da necessidade de fazer coisa básicas como escovar os dentes.

Ter adolescentes em casa geralmente é sinônimo de dor de cabeça para os pais, eu particularmente sempre achei muito injusto esse tipo de carga dada aos filhos, pois é possível ter paz no lar, mas os pais precisam estar atentos e dispostos.

Sabe-se que a vida é cansativa por si só, as rotinas, o trabalho, os afazeres e preocupações do cotidiano deixam os adultos abalados mesmo, ainda mais quando a convivência com os filhos é uma batalha diária para o básico, mas a maioria desses confrontos podem ser minimizados e amaciados, desde que os adultos sejam…adultos.

Nessa análise percebi na prática que um dos pontos cruciais para a harmonia nos lares começa com a disciplina positiva, uma maneira muito benéfica para os pais educarem os seus filhos de forma adequada e eficaz, cheia de afeto e comunicação, percebo que os conflitos surgem pela necessidade de autonomia dos adolescentes (toddlers e jovens), pois há uma discrepância muito grande entre essa necessidade de autossuficiência dos filhos e os limites que os pais impõem.

E por isso que o diálogo é fundamental, para que haja um acordo entre pais e filhos para que se estabeleça os limites necessários aos jovens, de forma que eles compreendam que os limites são importantes.

Disciplina positiva: entenda o que é e seus benefícios

Embora pareça que os adolescentes busquem somente a liberdade e independência, enganam-se os pais, pois tanto os toodlers quanto os jovens necessitam de suporte e orientação, mesmo que pareça que não, ambos querem ser vistos, notados, assistidos, mas precisam muitas vezes ter espaço para agirem e solucionarem os seus próprios dilemas.

Quando a relação com os pais é próxima e aberta, fica mais simples trocar impressões e dar sugestões mais acertadas aos jovens, pois no fundo eles são inseguros e precisam de ajuda, um guia, pois estão tentando se entender e entender como o mundo funciona.

Ter filhos adolescentes em casa é uma possibilidade magnífica de ter vida e cor em casa, eles são um caminhão de novidades e descobertas, são um reflexo nosso e do nosso passado, da nossa juventude, são uma nova possibilidade.

Filhos adolescentes são parceiros incríveis para dias ensolarados na praia, voltas de skate no parque e maratonas cheias de pipoca e filmes legais. Uma casa com toodlers e adolescentes é um misto de barulho e silêncio, são dias de birras e caras emburradas que se desfazem com uma pedalada em família e um sorvete. Ter um toodler adolescendo é poder assistir de camarote o desenvolvimento de uma mini pessoinha curiosa e destemida, explorando e conhecendo a vida.

Os dias nebulosos são iguais a todos os outros dias nebulosos que já passamos, respirar fundo e racionalizar é sempre o segredo para os pais que querem construir uma relação de respeito e equilíbrio com os filhos, mais uma vez a empatia é o ingrediente essencial para que se suavize as relações, mas principalmente para que os lares sejam mais felizes!

Leia também:


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)