Como saber se o leite materno esta sustentando o bebê

2 min


1.1k shares
Como saber se o leite materno esta sustentando o bebê

Como saber se o leite materno esta sustentando o bebê e que ele não esta sentindo fome?

Como saber se o leite materno esta sustentando o bebê e o mantendo saudável e em constante crescimento? Como saber se o leite é realmente adequado e forte para o bebê? Esta dúvida pode estar te seguindo desde a maternidade, não é mesmo?

Isto porque nosso peito não é como um recipiente transparente com aqueles pequenos números de ml onde temos total controle do quanto o bebê mama cada vez que solicita o peito.

Também não conseguimos saber se 5 minutos no peito foi suficiente ou se 20 minutos foi tempo demais. A livre demanda indica para mães o tempo inteiro sobre deixar o bebê livre para determinar sua demanda, escolhendo quanto tempo mamar e o quanto mamar. Desde que o bebê esteja fazendo uma pega correta e ordenhando leite com eficiência.

Muito se fala sobre o quanto o leite materno é forte, mas deixar que a natureza do corpo trabalhe de forma fisiológica e instintiva, de acordo com o processo natural de mamada, parece um campo obscuro para muitas mães e elas não sabem onde pisar, se sentindo inseguras.

A insegurança materna de fato, acaba interferindo as vezes em situações normais e as tornando fora do comum ou propósito. As vezes o bebê esta bem, de barriga cheia, mas seu comportamento na mamada, faz com quê a mãe, familiares e até mesmo profissionais de saúde, achem que algo não vai bem.

Depois deste pequeno vislumbre sobre o quanto perdemos ao longo do tempo a capacidade de confiar em nossos próprios corpos e em como ele funciona, eis a grande questão: como saber se o leite materno esta sustentando o bebê?

Alguns sinais mostram que o bebê esta sendo alimentando e sustentado pelo leite materno. Olhe para o seu bebê a aprenda os sinais antes de tomar qualquer decisão precipitada como dar um leite artificial sem necessidade, que vai apenas piorar a situação e falei mais sobre isto aqui: O ciclo de Problemas – chupeta, mamadeira e baixa produção de leite

Sinais de quê o bebê tem mamado bem:

  • O bebê esta dentro da média de peso e crescimento mensal de acordo com a tabela da OMS
  • O bebê faz a pega correta durante a mamada e mama em livre demanda,
  • O bebê é ativo, intercalando horas de mamadas, movimentos (de acordo com sua idade) e sono diariamente,
  • Pelo menos 4 a 6 fraldas de xixi diárias são trocadas e o xixi não é escuro ou com sangue,
  • O bebê mama muitas vezes durante o dia (o que é normal) e após as mamadas se mostra tranquilo, relaxado e satisfeito.

Veja uma série de artigos de apoio para saber se o leite materno sustenta o bebê:


E aqui, veja informações importantes sobre a qualidade do leite materno:


Like it? Share with your friends!

1.1k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
3
Gostei
Amei Amei
5
Amei
Ouwn Ouwn
2
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)