Como ordenhar leite materno: aprenda a técnica

3 min


1.3k shares
Como ordenhar leite materno
Como ordenhar leite materno

Aprender a como ordenhar leite materno é essencial.

Sempre que falo sobre a possibilidade real de manter a amamentação exclusiva mesmo com a volta ao trabalho aos 4 meses de idade do bebê, muitas dúvidas surgem a respeito e aprender como ordenhar leite materno pode salvar sua amamentação.

Pensando nisto resolvi escrever um texto com todas as técnicas e dicas de ordenha do leite materno, bem como do que uma mãe precisa para se preparar para esta fase.

A algum tempo fiz um outro post abordando questões voltadas para o planejamento e o psicológico da mãe que facilitam a ordenha veja aqui: “Volta ao trabalho e amamentação”. Vale a pena ler também. Bom, então vamos as questões mais práticas a respeito da ordenha do leite materno.

Para começar você vai precisar de:

Uma bomba de extração de leite ou pode fazer isto manualmente se preferir 

Esta bomba de extração pode ser elétrica ou manual. A mãe precisa testar para saber em qual se adapta melhor, para fazer este teste você pode alugar por um curto período uma de cada e depois decidir qual delas comprar, mesmo porque, para manter a amamentação e trabalhar, você usará a bomba por algum tempo e nem sempre o aluguel compensa, vale pensar nisto também.

O tamanho do encaixe que vai na mama da mãe não pode ser muito pequeno, deixando a aréola de fora e nem muito grande, pegando uma parte maior que aréola da mama. Aqui vale a regra da pega correta até mesmo para a bomba, ou seja, a pega que a bomba fizer no peito deve ser adequada para uma ordenha eficiente.

Algumas mães ordenham manualmente e ficam experts nisto, preferindo a ordenha manual. Se você for uma destas, tudo bem também.

Bombas com ampola de borracha não são eficientes, além de não serem adequadas para usar o leite ordenhado, pois são difíceis de limpar e esterilizar, acumulando leite vencido em seu interior e contaminando qualquer outro leite, então, não use bomba de ampola de borracha.

Acessórios de higiene

Touca para colocar no cabelo e não correr o risco de cair fios no leite.Máscara para não cair saliva ou resíduos no leite.Sabonete para lavar as mãos e antebraços sempre que for iniciar o processo, principalmente se você estiver no trabalho, prefira usar o seu e não um que é dividido entre todos os funcionários.

Potes de vidro para armazenamento do leite

Estes potes devem ser de vidro com tampa de rosca de plástico. Você pode reaproveitar potes de nescafé ou comprar vidros próprios para armazenamento de leite, encontrados online também.

Os recipientes de armazenamento de plástico não são indicados pois a gordura do leite materno é absorvida pelo plástico e parte desta gordura que o bebê deveria consumir acaba se perdendo.

Prefira potes de 60ml a 175ml mais ou menos, pois como você vai carregar estes potes e não sabe o quanto enche em cada ordenha, não precisa carregar potes muito grandes que ocupem muito espaço na bolsa.

Os potes menores também são ideais para um melhor aproveitamento do leite materno, porque o que é descongelado não pode ser congelado novamente, então evita-se desta forma o desperdício do leite materno caso o bebê não tome tudo o que foi descongelado.

Com o tempo e o crescimento do bebê você mesma irá avaliar a necessidade de usar potes de vidro maiores.

Bolsa térmica e gelox

Para carregar o leite congelado no trabalho de volta para casa ou de casa para a creche, pois, este leite deve ser transportado congelado.

Tudo o que foi citado dá para encontrar em sites online e em farmácias.

Antes de iniciar a ordenha: Lave bem mãos e antebraços. Esterilize os potes de vidros, bomba de extração e acessórios. Separe um pano limpo para deixar os vidros secarem naturalmente com as bocas viradas para baixo, não seque os vidros e nem a bomba por dentro. No trabalho, já leve os potes esterilizados na bolsa.


Com tudo isso, você já tem o que precisa, mas não pense que agora é só ir tirar e ok, não. Existe um processo que ajuda muitas mães no reflexo de ocitocina para a descida do leite.

Algumas ordenham logo de primeira sem fazer nada disso, mas a MAIORIA precisa se preparar antes com as dicas abaixo.

Como se preparar para a ordenha estimulando o reflexo de ocitocina para a descida do leite

  1. A mãe deve estar relaxada, confiante, sem dor e muito menos ansiosa. Relaxe para o leite descer.
  2. Pensar em coisas boas, no seu bebê, nas alegrias que você teve com o bebê.
  3. Escolha um local onde você tenha privacidade ou faça isso junto com aquela outra mãe do trabalho que vai ordenhar também, vai virar a pausa da ordenha no trabalho e a conversa com outra mãe na mesma situação que você vai te ajudar a ficar tranquila e relaxada.
  4. Se você estiver em casa, ordenhe junto com o bebê ou enquanto ele mama no outro lado, este contato ajuda muito no reflexo de ocitocina e na descida do leite.
  5. Você pode aplicar tomar um banho de chuveiro morno antes da ordenha se estiver em casa.
  6. Faça uma leve massagem circular ao redor das mamas com as palmas das mãos, sem apertar a mama e logo depois nos mamilos e aréola com dois dedos.
  7. Peça para o seu companheiro ou mãe/amiga massagear suas costas. sente-se de frente para o encosto de uma cadeira, apoie os braços e descanse a cabeça nos braços olhando para o assento da cadeira. E a massageadora faz a massagem nas costas, na região da coluna por uns 3 minutos pelo menos de cima abaixo da coluna em movimentos circulares com os polegares.
Dicas práticas
Você pode apoiar com as mãos as duas mamas na parte inferior delas e balançá-las suavemente dando umas sacudidinhas como 
se estivesse correndo. Você pode também movimentar os dois ombros em círculos como se estivesse dançando uma “macarena”. 
Eu sei que você riu, quero te dizer que ajuda, viu? Faz o teste.

Feito tudo isso, vamos para a ordenha de fato. E para isto você deve saber que este processo leva alguns minutos, de 20 a 30 minutos é o tempo médio de uma ordenha, menos do que isso não adianta, principalmente nos primeiros dias quando você ainda esta aprendendo a ordenhar e que provavelmente sairá pouco leite, não espere ordenhar na primeira vez e tirar um pote cheio de leite, por favor. Sem expectativas ilusórias. Tudo na vida requer prática e treino e com a ordenha também é assim.

A ordenha pode ser feita em uma mama enquanto o bebê mama na outra, antes do bebê mamar, nos intervalos das mamadas do bebê ou nos momentos em que ele dorme.

ordenha21

Veja um vídeo do Ministério da Saúde explicando como fazer:


Objetivos de ordenha:

  • Se você deseja aumentar sua produção de leite com a ordenha, precisa ordenhar muitas vezes por alguns dias, a cada meia hora ou 1 hora e pelo menos a cada 3h durante a noite.
  • Se você vai ordenhar para deixar para o bebê enquanto trabalha fora, deve ordenhar tanto quanto possível antes de ir trabalhar. Comece com pelo menos 15 dias de antecedência e vá fazendo seu estoque de leite materno e quando voltar, estabeleça os horários de ordenha no trabalho e logo seu corpo entende que naquele horário você irá ordenhar e passa a produzir a quantidade que você precisa retirar nestes horários e nos primeiros dias faça ordenhas de alivio sempre que notar o peito cheio para não causar outros problemas.
  • Se você precisa ordenhar para aliviar ingurgitamento ou vazamento de leite no trabalho, ordenhe apenas quando necessário.
    Seguindo estas dicas e com a prática a ordenha com o passar dos dias vai ficar fácil e cada vez mais tranquila para você. Boa sorte e parabéns por ter chegado até aqui, significa que você esta tentando oferecer para o seu filho a melhor de todas as opções quando volta ao trabalho: leite materno.

Veja também:


Like it? Share with your friends!

1.3k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
2
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)