Como fazer livre demanda na volta ao trabalho?

2 min


1.7k shares
Como fazer livre demanda na volta ao trabalho

A livre demanda é a melhor estratégia para garantir o aleitamento materno, mas como fazer livre demanda na volta ao trabalho?

Antes de saber como fazer livre demanda na volta ao trabalho, se você ainda não sabe o que é livre demanda na amamentação, corre neste artigo primeiro e depois volta aqui: O que é livre demanda e por quê precisamos dela?

Bom, agora que sabemos que a livre demanda será sua parceira de amamentação durante todo este período desafiador e ao mesmo tempo gratificante, a dúvida sobre a volta ao trabalho e a livre demanda sempre surge porque; teoricamente, livre demanda é amamentar o bebê na hora que ele pede ou que você acha que deve, correto? Mas se você trabalha fora, seu bebê não estará em livre demanda, correto? Mais ou menos.

A livre demanda continua, mesmo com a introdução alimentar: antes, durante e depois das refeições.

A livre demanda continua mesmo na volta ao trabalho porque ela estará ativa em sua história de amamentação em todo momento que você estiver com seu filho: antes do trabalho, depois do trabalho, no meio do expediente para mães que conseguem dar um pulo na escola ou em casa e nos fins de semana e feriados.

Durante o período em quê seu bebê estiver aos cuidados de outra pessoa, ele irá se adaptar aos horários de alimentação da escola e do cuidador (que perceberá quando o bebê estará com fome e o alimentará).

Coisas que você precisa saber sobre bebês quando estão longe das mães:

  • Eles encontram uma forma de dormir com o cuidador criando um novo relacionamento com este cuidador.
  • Eles possuem uma incrível capacidade de adaptação e irão sim se adaptar aos horários de alimentação da escola ou cuidador, no entanto, se eles sentirem fome antes disto, eles avisam como fazem com você e quem estiver com ele irá alimentá-lo.
  • Eles criam vínculos afetivos com outras pessoas: bebês são cheios de amor para dar, basta receber também.

Bebês em livre demanda não mamam sempre por fome.

Amamentar é mais do que alimentar. Seu bebê quando esta com você não busca o peito apenas para receber alimentação, mas para ficar ao seu lado, ir para o seu colo, sentir seu cheiro, se sentir consolado e ninado. Ele ama você, claro que vai querer estar o tempo inteiro ao seu lado.

O amor que o bebê sente pela mãe é avassalador em seu pequeno coração e estar ao lado da mãe mamando é estar sendo nutrido física e emocionalmente. Quando chega a hora da separação para que a mãe volte ao trabalho, o desafio na verdade é estar longe da mãe, a livre demanda se ajusta a nova realidade.

Se a adaptação escolar ou ao novo cuidador acontece de forma tranquila, respeitosa, gentil e com o cuidado de dar tempo ao bebê para que ele aprenda a ter vínculo com os cuidadores novos, estes sentimentos doloridos da separação vão doer menos nele e em você também.

Então, fique tranquila. Se o seu bebê não usa chupeta, mamadeira e vai tomar o leite na escola ou com os cuidadores no copinho, sua amamentação terá vida longa mesmo depois que você voltar ao trabalho. E claro, a livre demanda irá acontecer toda vez que vocês se reencontrarem e estiverem passando tempo juntos.

A livre demanda permite que o bebê envie um sinal para o seu corpo produzir leite e determinar a quantidade de produção, então, você precisará substituir este sinal pela ordenha manual ou com bomba de extração durante seu expediente de trabalho caso queira continuar deixando leite materno para seu bebê diariamente.

Leia também:

 


Like it? Share with your friends!

1.7k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
1
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
3
Amei
Ouwn Ouwn
1
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)