Como desentupir nariz de bebê: soluções simples

3 min


891 shares
Como desentupir nariz de bebê

Dicas simples de como desentupir nariz de bebê e liberar o ar para os pequenos.

Não há nada mais triste para os pais do que bebê com nariz entupido. As vezes os pais não sabem como desentupir nariz de bebê, já que são tão pequenos e não sabem assoar. Infelizmente, é muito comum que os bebês tenham congestionamento nasal de vez em quando.

Porque os bebês tem narizes tão pequenos, eles também têm uma passagem nasal bem estreita. É uma das razões pelas quais você pode notar que os recém-nascidos espirram tantas vezes. É a maneira natural de seus pequenos corpos lidar com a sujeira limpando o nariz.

A boa notícia é que existem algumas soluções simples que podem ajudar a desentupir nariz de bebê e principalmente aprender a evitar os culpados da congestão nasal dos bebês.

Irritantes nasais podem ser responsáveis pela congestão nasal dos bebês. O ideal é verificar se não existem no ambiente coisas que estejam prejudicando o nariz do bebê.

Principais causas de nariz entupido no bebê

1. Gripe ou resfriado

Bebês possuem o sistema imunológico pouco desenvolvido. Principalmente quando eles iniciam na creche é comum pegar gripes e resfriados. O nariz escorre, há febre, olhos lacrimejam e o nariz do bebê fica entupido.

O que fazer: Amamente seu bebê para ajudá-lo a desenvolver um sistema imunológico mais resistente, mantenha as vacinas de campanhas contra a gripe em dia e visite sempre o pediatra.

2. Alergia

Quando começa a engatinhar, a poeira e pêlos pelo chão podem deixar o bebê suscetível a alergias causando espirros, corisa e tosse.

O que fazer:  Mantenha o nariz e pele do bebê hidratados, faça o acompanhamento pediátrico e tente evitar que o bebê entre em contato com os agentes causadores da alergia.

3. Aumento das adenoides

A adenoide esta localizada no fundo do nariz e é composta por um conjunto de tecidos linfáticos. Ela serve para proteger o organismo do bebê contra microorganismos. A adenoide cresce de acordo com o desenvolvimento do bebê, mas ela pode crescer desproporcionalmente causando dificuldades para respirar.

O que fazer: Vá ao pediatra periodicamente e caso o bebê apresente dificuldades para respirar de forma contínua além da gripe, é preciso examinar a adenoide.

O que evitar para não entupir o nariz do bebê: Irritantes nasais comuns

  • Pelúcia e poeira (Enquanto os bichos de pelúcia e brinquedos de pelúcia são decorações bonitas no berçário, eles também são ímãs de poeira, então não se esqueça de mantê-los fora do ambiente de sono do seu bebê ou simplesmente opte por não tê-los)
  • Fumaça de cigarro
  • Perfumes ou loções perfumadas para o corpo
  • Sprays para o cabelo
  • Tinta / fumos de gasolina
  • Pêlos de animais
  • Sprays aerossol de todos os tipos

Qual o tratamento para nariz entupido de recém-nascido?

Alguns especialistas aconselham não tratar o nariz entupido do recém-nascido, especialmente se seu bebê estiver se alimentando bem e enchendo as fraldas. Por que irritar pequenas passagens nasais com soros nasais, a menos que seja absolutamente necessário?

Ainda assim, outros recomendam algumas soluções simples para limpar o congestionamento nasal. E, claro, é evidente que você deve entrar em contato com o seu médico se a congestão nasal está interferindo na respiração do seu bebê, especialmente durante as refeições para que ele receite o soro nasal específico para a idade do seu bebê.

Dicas para desentupir o nariz do bebê:

1. Tenha um umidificador de ar para o bebê

Um umidificador ou vaporizador irá adicionar umidade ao ar e ajudá-lo a respirar mais facilmente.

2. Eleve a cabeça do bebê

Tente levantar a cabeça do recém-nascido enquanto ele está dormindo. Isto pode ser feito colocando uma travesseiro anti-refluxo abaixo do colchão do berço, o que deixa o colchão mais inclinado. Tenha o mesmo tipo de travesseiro anti-refluxo para carrinho, eles podem ser úteis durante gripes, resfriados e congestões nasais.

3. Ambiente ventilado para o bebê respirar melhor

Fazer com que o ar circule no ambiente leva os vírus de gripes e resfriados embora mais depressa do que manter as janelas sempre fechadas. Claro que se estiver frio, vai ser preciso deixar a casa ventilar um pouco com seu bebê bem agasalhado e nunca deixe janelas do quarto do bebê sem proteção de redes de segurança, crianças no quarto sozinhas com as janelas abertas ou passarem a noite aberta.

4. Aspirador nasal para bebês

Confesso que eu nunca precisei usar nenhuma vez um sugador nasal. Meu filho nunca teve uma congestão nasal que não fosse facilmente resolvida com sorinhos recomendados pelo pediatra, no entanto para algumas mães as coisas complicam a elas acabam tendo que usar os sugadores. Se este for o seu caso, lembre-se sempre de higienizar bem o sugador nasal para não torná-lo uma casinha de vírus que vão e vem entre o nariz do bebê e ele. Existem vários modelos no mercado, encontre o que você se adapta melhor para usar e converse com seu pediatra a respeito.

5. Banho morno para desentupir o nariz do bebê

Quando for dar o banho no bebê você pode deixar que o banheiro encha de vapor fechando a porta para que o vapor do banho ajude a desentupir o nariz e ajudar a eliminar as secreções.

Muitas vezes o nariz entupido do seu bebê incomoda você mais do que o seu bebê. Nariz de bebê entupido costuma ser bem comum, e muitas vezes não são um grande problema para o seu bebê. Desde que ele consiga se alimentar bem e não esteja com dificuldades para respirar ou irritado, não precisa ser feito mais do que estas dicas para ajudar um pouco e aliviar a congestão.

 

Leia também:


Like it? Share with your friends!

891 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
6
Gostei
Amei Amei
3
Amei
Ouwn Ouwn
3
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)