Como descongelar e oferecer leite materno ao bebê

4 min


1.8k shares
Como descongelar e oferecer leite materno
Como descongelar e oferecer leite materno

Uma das preocupações das mães quando voltam ao trabalho ou precisam sair de casa é como descongelar e oferecer leite materno ao bebê, neste artigo você ficará expert no assunto.

Como descongelar e oferecer leite materno não é tão complicado assim e depois que você reune todas as informações, fica mais fácil se organizar para que as coisas aconteçam com maior tranquilidade. Então, vamos lá?

Como descongelar e oferecer leite materno ao bebê: dicas gerais

O leite materno pode ser estocado no congelador por até 15 dias a partir da data da coleta, ou seja, mesmo que você coloque mais leite por cima daquele leite que esta congelado, a data de validade será sempre a do primeiro leite daquele pote. Este congelamento deve ser em um refrigerador que mantenha uma temperatura máxima de -3 ºC.

A alguns dias fiz uma postagem a respeito de Como Ordenhar Leite Materno, e agora é hora de saber como fazer para descongelar e oferecer ao bebê.

Quando este leite vai para a geladeira, deve por um período máximo de 12h com temperatura máxima de 5 ºC. Fora isto, este leite não deve ser armazenado na porta da geladeira e sim em sua parte interna.

Isto vale também para o leite que foi descongelado e vai ficar na geladeira depois.
Estas recomendações de armazenagem estão no último pdf da Fio Cruz, caso eles atualizem a informação, atualizaremos aqui também: Banco de Leite Humano – Fio Cruz

Algumas pessoas insistem que o leite pode ser armazenado sem estar pasteurizado por mais de 15 dias porque fora do país esta é a regra. No entanto, sendo o Brasil referência em aleitamento materno, prefiro seguir e indicar as recomendações brasileiras sobre armazenamento e ainda, ressaltar sobre a perda de qualidade do leite materno que é armazenado por mais tempo que o recomendado como sugere este estudo:

A evidência científica em relação à perda de qualidade nutricional durante o congelamento é rara. Nosso principal objetivo neste estudo é determinar o efeito do tempo de congelamento até 3 meses sobre o teor de gordura, nitrogênio total, lactose e energia. Nosso objetivo secundário é avaliar se a homogeneização ultra-sônica de amostras permite uma leitura mais adequada de macronutrientes de leite materno com um analisador de leite humano (HMA) (MIRIS®, Uppsala, Suécia). Amostras de leite materno refrigeradas foram coletadas. Cada amostra foi dividida em seis pares de alíquotas. Um par foi analisado no dia 0 e os pares restantes foram congelados e analisados, um a cada 7, 15, 30, 60 e 90 dias depois. 

Por 3 meses após o congelamento com os dois métodos de homogeneização, observamos um declínio relevante e significativo na concentração de gordura e conteúdo energético. A modificação do nitrogênio total e da lactose não foi constante e de menor magnitude. A concentração absoluta de todos os macronutrientes e calorias foi maior com homogeneização ultra-sônica”. Acesso em: Effect of Freezing Time on Macronutrients and Energy Content of Breastmilk

Como descongelar e oferecer leite materno ao bebê: dicas práticas

Como descongelar o leite materno:

Prepare um recipiente com água potável e aqueça esta água, tomando cuidado para não ferver a água. Ela deve estar quente, mas não fervida.
Desligue o fogo, a temperatura da água deve estar em torno de 40ºC, o que significa que você consegue tocar a água sem se queimar. Se você ficar confusa em relação a isso, pode usar um termômetro limpo e estéril para verificar a temperatura. Coloque o pote de leite na água e deixe até descongelar completamente. Se a gordura do leite se acumular em cima do líquido, você pode dar uma mexidinha no pote para misturar.

Como oferecer leite materno para o bebê:

Vamos relembrar umas coisas muito básicas para se manter a amamentação que é não oferecer bicos artificiais e isto inclui chupetas, mamadeiras e bicos de silicone ou copos de transição que tenham bicos de silicone. O leite deve ser oferecido ao bebê em um copinho pequeno de borda larga e arredondada ou em um copo de transição 360º. Também pode ser oferecido para o bebê em uma colher ou um pote que vem com uma colher na ponta.

Veja exemplos de onde oferecer o leite materno para o bebê:

Screen Shot 2015-11-01 at 10.08.49 AM

 

 

A – No copinho de borda larga arredondada

Este copinho pode ser tipo aqueles pequenos de vidro com borda arredondada, super comuns e encontrados em qualquer mercado ou podem ser próprios para este fim.

  • Esteja você e o bebê confortáveis, o bebê deve estar no seu colo numa posição semi-sentado ou sentado, dependendo da idade. Nunca deitado, pois por ser num copo, ele pode se engasgar.
  • Escolha um momento em que o bebê esteja calmo, não espere que ele esteja reclamando de fome e nervoso porque isso dificulta o processo.
  • Se atente aos braços do bebê para que ele não derrame o líquido quando mexe muito os bracinhos.
  • Posicione o copo no lábio inferior do bebê, neste caso, a língua do bebê fica dentro do copo e não para fora, assim ele pode “lamber” o líquido do copinho, para isto você terá que virar um pouco e devagar o copinho para que o leite encoste na boca do bebê e ele sinta o gosto do leite.

Não vire o leite dentro da boca do bebê, deixe que ele o sinta com a língua, faça este processo com cuidado e sem pressa. O bebê sentirá o leite na boca, lamberá este leite e em seguida irá engolir. Na alimentação com o copinho, você pode olhar para o bebê e conversar gentilmente com ele da mesma forma que faz quando esta amamentando ou o cuidador pode fazer isso para tornar este momento mais tranquilo. Perceba que quando o bebê estiver saciado ele vai parar de tomar o leite.
hqdefault


B – Copo de transição 360º

A idéia deste copo é que o bebê não sugue, por isso sem bico, porém ele tem uma tampa anti-vazamento e isto facilita muito o aprendizado para tomar no copo comum em breve.

  • Aqui a dica é a mesma do copo, esteja você e o bebê confortáveis, o bebê deve estar no seu colo numa posição semi-sentado ou sentado, dependendo da idade. Nunca deitado, pois por ser num copo, ele pode se engasgar.
  • Escolha um momento em que o bebê esteja calmo, não espere que ele esteja reclamando de fome e nervoso porque isso dificulta o processo.
  • Vire devagar e com cuidado o leite na boca do bebê, pois ele não conseguirá retirar com a língua, visto que tem uma tampa no copo. Ou seja, vire de pequenas goladinhas o leite na boca do bebê, bem devagar e espere até que ele engula o leite para oferecer de novo. Com o tempo o bebê aprende o esquema de funcionamento deste copo e vai entender que virá leite dali para ele engolir.


C – Colher ou pote com colher na ponta, a famosa “mamadeira-colher”

Neste tipo de oferta de leite também se segue o esquema de oferta do copo.

  • Esteja você e o bebê confortáveis, o bebê deve estar no seu colo numa posição semi-sentado ou sentado, dependendo da idade. Nunca deitado, pois mesmo sendo colher, ele pode se engasgar.
  • Escolha um momento em que o bebê esteja calmo, não espere que ele esteja reclamando de fome e nervoso porque isso dificulta o processo.
  • Se atente aos braços do bebê para que ele não derrame o líquido quando mexe muito os bracinhos.
  • O leite será colocado na boca do bebê como se ele estivesse comendo. A colher deve ser pequena, esta sim pode ser de silicone ou um plástico firme porém, macio para não machucar o bebê. Evite colheres de inox, pois, se o bebê virar bruscamente pode machucá-lo.

Veja um vídeo onde um pai oferece o leite ao seu filho no copinho e aprenda a técnica:

Todo processo é uma aprendizagem. Nos primeiros dias talvez as coisas não saiam como você espera, talvez desperdice um pouco de leite até que você/cuidador e bebê aprendam. Eu sempre digo para ter paciência, não desistir nas primeiras tentativas e sempre estar calma, tranquila e segura para que o bebê também sinta esta tranquilidade e segurança que vem da mãe ou do cuidador. Bebês são como esponjinhas, absorvem tudo ao redor deles, até mesmo nossas preocupações, por isso, quanto mais sentimentos tranquilos e seguros eles absorverem, mais fácil será para todo mundo.


Like it? Share with your friends!

1.8k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
3
Amei
Ouwn Ouwn
1
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)