Como dar banho no recém-nascido: veja o passo a passo

3 min


Como dar banho no recém-nascido

Novos pais precisam aprender a como dar banho no recém-nascido e não há problema nenhum nisto.

Vou te ensinar ao longo do artigo como dar banho no recém-nascido para que você se sinta segura e confiante neste momento. É comum o medo de dar banho no bebê e muitos pais e mães passam por isso.

Ter um passo a passo de como dar banho no recém-nascido vai te fazer sentir-se mais segura.

Primeira semana com o recém-nascido em casa:

Você sabia que em muitos países, o banho do bebê é adiado por quase uma semana? Esta não é nossa cultura, estou contando isso só para você saber que não precisa se desesperar com o banho.

Se um dia você não conseguir dar o banho no seu bebê, sem desespero. Lave seu rostinho e mãos, limpe bem a área genital do bebê com água morninha e algodão. Seu bebê é limpinho, um dia ou outro sem tomar banho não tem problema!

O que usar para dar banho no bebê?

  1. Banheira ou ofurô (veja aqui sobre os benefícios do banho no ofurô: Banho humanizado no bebê relaxa e aumenta o vínculo)
  2. Água em temperatura entre 32º e 37º (morninha)
  3. Sabonete próprio para bebês (neutros)
  4. Toalha
  5. Roupas do bebê e fraldas separadas
  6. Quarto ou local onde o bebê será trocado quentinho e sem friagem

Como encher banheira de bebê? Ou ofurô, como preferir.

Coloque água na banheira do bebê até encher pelo menos 4 ou 5 dedos. Não encha demais a banheira até que você esteja expert em banhos de bebês.

O ofurô deve ser enchido por menos da metade de água, pois quando você colocar o bebê sentadinho dentro dele (sempre o segurando), o nível da água irá aumentar. Então coloque sempre menos da metade de água.

Coloque a banheira ou o ofurô do bebê em um local seguro. No chão pode acabar com suas costas, na cama pode ser mole demais e virar. Existem suportes para banheiras seguros, certifique-se de ter comprado uma com suporte. O ofurô não costuma ter suporte, por isso, procure um local fixo e seguro para apoiá-lo e que seja confortável para todos.

Como dar banho no bebê na banheira?

  1. Retire a roupinha de seu bebê apenas quando a banheira estiver preparada e todos os itens separados
  2. O enrole em uma mantinha, mas mantenha a fralda por enquanto.
  3. Segure o bebê para fora da banheira em seu colo e lave primeiro seu rostinho. Seque o rostinho do bebê.
  4. Lave em seguida o cabelo do bebê com um produto próprio para bebês. Encha sua mão de água e enxague o cabelinho do bebê com cuidado para não cair água em seu olho.
  5. Depois de rosto e cabelos lavados, desenrole o bebê, retire a fralda e o coloque na banheira usando uma mão para apoiar o pescoço e a cabeça.
  6. Com as mãos, passe o sabonete no corpo do bebê suavemente e enxague com a água da banheira
  7. Deixe por último a área genital. Lave a área genital do bebê seguindo a posição de frente para traz, principalmente nas meninas.
  8. Com cuidado, retire-o da banheira com uma das mãos apoiando o pescoço e a cabeça, e a outra apoiando o bumbum. Envolva seus dedos ao redor de uma das coxas do bebê e o enrole em sua toalha sequinha.

O bebê não precisa ser esfregado com buchas e nem paninhos. Sua pele é muito sensível. Ele sequer precisa de banho todos os dias, como já mencionei.

Vídeo de como dar banho no bebê:

Como dar banho no recém-nascido e no bebê no ofurô?

  1. Retire a roupinha de seu bebê apenas quando o ofurô estiver preparado e todos os itens separados
  2. O enrole em uma mantinha, mas mantenha a fralda por enquanto.
  3. Segure o bebê para fora do ofurô em seu colo e lave primeiro seu rostinho. Seque o rostinho do bebê.
  4. Lave em seguida o cabelo do bebê com um produto próprio para bebês. Encha sua mão de água e enxague o cabelinho do bebê com cuidado para não cair água em seu olho.
  5. Depois de rosto e cabelos lavados, desenrole o bebê e coloque a mantinha dentro do ofurô no fundo.
  6. Sente seu bebê dentro do ofurô em cima da mantinha e o apoie desde o bumbum até o pescoço com uma das mãos.
  7. Com as mãos, passe o sabonete no corpo do bebê suavemente e enxague com a água do ofurô
  8. Deixe por último a área genital. Lave a área genital do bebê seguindo a posição de frente para traz, principalmente nas meninas.
  9. Com cuidado, retire-o da banheira com uma das mãos apoiando o pescoço e a cabeça, e a outra apoiando o bumbum. Envolva seus dedos ao redor de uma das coxas do bebê e o enrole em sua toalha sequinha.

O ofurô é usado para relaxamento, no entanto, se a idéia é dar banho de ofurô no bebê, você precisa deixar a mantinha no fundo do ofurô para o bebê ter algo quentinho parecido com a placenta para se apoiar e relembrar o útero. A experiência no ofurô se torna melhor para o bebê quando ele é colocado dentro enrolado na mantinha apenas para relaxar por alguns minutos.

Qual o tempo ideal de banho no bebê?

Há bebês que amam o banho e outros que odeiam. 5 minutos é tempo suficiente para você higienizar o bebê antes que a água morna se torne fria.

Lembre-se: bebês perdem a sua temperatura corporal rapidamente e por isso, o ideal é que o banho seja rápido e logo o bebê volte a ser aquecido com suas roupinhas, peito e colo.

Dicas de segurança sobre como dar banho no recém-nascido e no bebê:

Nunca, em nenhuma hipótese deixe seu bebê sozinho na banheira. O que você tiver que pegar ou fazer, enrole o bebê na toalha e o leve junto com você.

Nunca coloque seu bebê na banheira com a água ainda a enchendo. A água pode sofrer mudanças de temperatura bruscas ou encher demais rapidamente.

Verifique sempre a temperatura da água com a pele de seu pulso para ter certeza que esta adequada e não queimará seu bebê. A pele sensível de um bebê pode sofrer queimaduras de 3º grau em menos de 1 minuto.

Leia mais:


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)