Como armazenar, congelar e descongelar leite materno

3 min


2.4k shares
Como armazenar, congelar e descongelar leite materno

Saber como armazenar, congelar e descongelar leite materno é importante para que a qualidade do leite seja preservada.

Como armazenar, congelar e descongelar leite materno na volta ao trabalho é uma dúvida constante da maioria das mães, isto porque, as informações estão sempre desencontradas.

O ideal é levar sempre em consideração as regras de armazenamento de leite materno da Anvisa. Ainda que em outros países seja diferente, devemos sempre considerar que em nosso país o clima e a forma de armazenar é diferente.

Algumas pessoas insistem que o leite pode ser armazenado sem estar pasteurizado por mais de 15 dias porque fora do país esta é a regra. No entanto, sendo o Brasil referência em aleitamento materno, prefiro seguir e indicar as recomendações brasileiras sobre armazenamento e ainda, ressaltar sobre a perda de qualidade do leite materno que é armazenado por mais tempo que o recomendado como sugere este estudo:

A evidência científica em relação à perda de qualidade nutricional durante o congelamento é rara. Nosso principal objetivo neste estudo é determinar o efeito do tempo de congelamento até 3 meses sobre o teor de gordura, nitrogênio total, lactose e energia. Nosso objetivo secundário é avaliar se a homogeneização ultra-sônica de amostras permite uma leitura mais adequada de macronutrientes de leite materno com um analisador de leite humano (HMA) (MIRIS®, Uppsala, Suécia). Amostras de leite materno refrigeradas foram coletadas. Cada amostra foi dividida em seis pares de alíquotas. Um par foi analisado no dia 0 e os pares restantes foram congelados e analisados, um a cada 7, 15, 30, 60 e 90 dias depois. 

Por 3 meses após o congelamento com os dois métodos de homogeneização, observamos um declínio relevante e significativo na concentração de gordura e conteúdo energético. A modificação do nitrogênio total e da lactose não foi constante e de menor magnitude. A concentração absoluta de todos os macronutrientes e calorias foi maior com homogeneização ultra-sônica”. Acesso em: Effect of Freezing Time on Macronutrients and Energy Content of Breastmilk

Armazenar por até 15 dias, garante que a qualidade do leite materno seja mantida e a perda nutricional seja diminuída.

Veja agora como armazenar, congelar e descongelar leite materno

1. Como armazenar o leite materno:

Armazene o leite materno em pequenos potes de vidro com tampa de plástico de rosca.

Eu usava potes de vidro de 125ml, não mais do que isto. Pois caso meu filho largasse o leite, a perda não seria grande.

Não reutilize e guarde o leite que já foi descongelado, aquecido e o bebê experimentou e largou, este deve ser descartado (por isso usar potes pequenos é importante)

Usar potes de vidro é importante, pois o vidro mantêm a qualidade nutricional do leite melhor do que saquinhos ou potes de plástico. O plástico acumula e segura a gordura do leite e nós não queremos isto, não é mesmo? O bebê deve consumir esta gordura.

2. Como congelar o leite materno:

No freezer

O leite materno pode ser estocado no congelador por até 15 dias a partir da data da coleta, ou seja, mesmo que você coloque mais leite por cima daquele leite que esta congelado, a data de validade será sempre a do primeiro leite daquele pote. Este congelamento deve ser em um refrigerador que mantenha uma temperatura máxima de -3 ºC.

Na geladeira

O leite materno pode ficar na geladeira por um período máximo de 12h com temperatura máxima de 5 ºC. Fora isto, o leite não deve ser armazenado na porta da geladeira e sim em sua parte interna.

Isto vale também para o leite que foi descongelado e vai ficar na geladeira depois.
Estas recomendações de armazenagem estão no último pdf da Fio Cruz, caso eles atualizem a informação, atualizaremos aqui também: Banco de Leite Humano – Fio Cruz

3. Como descongelar o leite materno:

  • Prepare um recipiente com água potável e aqueça a água, tomando cuidado para não ferver a água. Ela deve estar quente, mas não fervida.
  • Desligue o fogo, a temperatura da água deve estar em torno de 40ºC, o que significa que você consegue tocar a água sem se queimar. Se você ficar confusa em relação a isso, pode usar um termômetro limpo e estéril para verificar a temperatura.
  • Coloque o pote de leite na água e deixe até descongelar completamente. Se a gordura do leite se acumular em cima do líquido, você pode sacudir de leve o pote para misturar.

Dicas práticas:

Sempre mantenha o leite materno longe de alimentos que contenham gostos e cheiro forte para que ele não absorva de outros alimentos estes sabores e cheiro, pois o bebê pode rejeitar este leite ordenhado e você pode demorar a descobrir o motivo, além de tudo.

Tente deixar o leite materno na mesma temperatura de seu corpo para que ele fique próximo de quando o bebê mama no peito. Se o bebê rejeitar muito, o problema pode estar na temperatura que o leite tem sido ofertado e ir ajustando para mais quente ou frio pode ajudar no aceite.

Quanto tempo o leite materno pode ficar em temperatura ambiente?

O leite materno pode ficar em temperatura ambiente por até no máximo 2h, depois deste período ele começa a se contaminar com bactérias como qualquer outro alimento perecível fresco exposto. O ideal é não deixar em temperatura ambiente se possível. Para evitarmos isso, armazenar o leite em potinhos menores que sejam usados por porção, assim o bebê consome tudo por mamada.

“Só tenho potes grandes e agora?”

Na hora de descongelar, sabe quando você inicia o descongelamento de líquidos e vai ficando uma pedra de gelo no meio? Então, com o leite podemos fazer da mesma forma. Descongele o que você precisa em quantidade e aquela pedra de gelo que não foi descongelada, reserve e re-congele de novo.

“Tem uns grumos brancos no leite!”

Isto é normal. É gordura do leite materno e faz muito bem para o bebê. Quando for oferecer, misture um pouco o leite para que ele fique mais homogêneo e tudo bem!

“Meu leite varia de cor e as vezes esta mais ralo que o normal”

Nada para se preocupar também, ok? O leite materno sempre irá variar sua cor, textura e vai parecer ora mais ralo, ora mais grosso. Isto não significa que esta mais fraco, aliás, leite fraco não existe.

Isto significa apenas que aquele leite esta adaptado para as necessidades nutricionais do seu bebê naquele momento. Lembre-se: o leite muda e se adapta o tempo inteiro como um organismo vivo, atendendo sempre as necessidades do seu bebê.

Esta dicas de como armazenar, congelar e descongelar leite materno, além das dicas práticas do dia a dia são importantes para que a qualidade do leite seja mantida o mais próximo possível do leite que sai diretamente do seu peito.

Claro que sempre há uma perda nutricional de leite ordenhado e dado no copinho para o leite que vem direto da fonte, mas lembre-se que ainda assim, este leite ordenhado do seu peito é infinitamente melhor, com mais vantagens e qualidades nutricionais para o seu filho do que qualquer outro tipo de leite.

Leia também:


Like it? Share with your friends!

2.4k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
2
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)