Cheiro de bebê fortalece o vínculo de mãe e filho

1 min


2k shares
vínculo de mãe e filho
vínculo de mãe e filho

Além de fortalecer o vínculo de mãe e filho, o cheiro do bebê pode ser tão viciante quanto uma droga, isto é fato estudado e confirmado por pesquisadores da Universidade de Montreal, Canadá.

Na pesquisa mais cheirosa da galáxia, ficou confirmado que aquele cheirinho que deixam as mães em êxtase de amor tem um motivo muito claro: aumentar a dopamina no cérebro materno para compensa-la. O que fortalece o vínculo de mãe e filho. Quem nunca ouviu uma mãe dizer: Estou tão cansada, mas quando sinto aquele cheirinho gostoso tudo vale a pena?

Mais do que apenas sentimento, a natureza do corpo humano age para que o bebê seja cuidado, protegido e alimentado pela mãe.

O estudo contou com um arsenal de pijaminhas de bebês de dois dias de vida. E 30 mulheres foram convidadas a dar uma fungadinha nessas fofuras  – 15 que tinham dado à luz há menos de seis semanas e outras 15 que não eram mães. Enquanto isso suas atividades cerebrais eram avaliadas e cada uma tinha uma reação neurológica diferente. As que tinham acabado de dar a luz, sentiam uma sensação de recompensa, algo semelhante a se alimentar após sentir fome.

Leia também:

Essa sensação de recompensa ativada pela cérebro além de ser uma característica que faz parte da sobrevivência da espécie, também é capaz de aumentar o vínculo de mãe e filho.

Os pesquisadores concluíram até que, quando uma mulher segura um bebê no colo – mesmo que não seja filho dela -, acontece uma reação natural e biológica que está ligada ao instinto maternal. “O olfato emite sinais químicos muito intensos para a comunicação da mãe e do filho”, explica o responsável pelo estudo, Dr. Johannes Frasnelli. “É possível que o parto provoque alterações hormonais que mudem o circuito de recompensa, mas também é possível que a experiência da maternidade desempenhe um papel importante”, completa o pesquisador. Então esta mais do que comprado, o cheiro do bebê é capaz de aumentar o vínculo de mãe e filho.

Esta esperando o quê para ir dar uma cheiradinha no seu bebê delícia em casa?


Like it? Share with your friends!

2k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)