Chá de hibisco na amamentação: é seguro tomar?

2 min


Chá de hibisco na amamentação

Será que o chá de hibisco na amamentação é um produto de uso seguro?

Chamo de produto, porque atualmente é o que se tornou, muito mais do que apenas um chá, agora é um produto conhecido como emagrecedor acompanhado de muitas dietas e por isso falar sobre as possibilidade de uso de chá de hibisco na amamentação é importante.

Une-se a insatisfação com o corpo que geralmente o final de gestação proporciona com a vontade de tentar voltar ao corpo anterior. No entanto, estando amamentando, é preciso verificar a segurança de qualquer substância consumida.

Para isso temos a lista de medicamentos compatíveis com a amamentação aqui: Uso de medicamentos e outras substâncias.

Acontece que esta lista não fala sobre a nova moda do momento que é o uso do chá de hibisco na amamentação, com o intuito de voltar ao peso anterior a gravidez.

O chá de Hibisco é contra indicado na gravidez por ser abortivo e causar emenagogo, ou seja, aumentar o fluxo menstrual.

Já o chá de hibisco na amamentação não oferece riscos. Apesar de algumas substâncias passarem para o leite materno, o consumo do chá com moderação não causará nenhum problema em seu bebê.

Segundo o site E-Lactancia, um portal que verifica substâncias que podem ser consumidas na amamentação, o Hibiscus esta liberado.

O que é e para que serve o Hibiscus (em português: Hibisco)?

“As flores são usadas para infusões. Contém 15 a 30% de ácidos orgânicos (ácidos hibíscico, malico, cítrico, tartárico e ascórbico) e 1 a 2% de antocianósidos (hibiscina, delfinidina) e fitoesteróis. Desprovido de toxicidade. É usado em refrigerantes (bebida social na América tropical, África e Ásia) e como potenciador de cor e sabor. 

Propriedades atribuídas sem evidência clínica: espasmolítico, vasoprotector, diurético, proteção hepática e efeito hipotensivo. A Comissão E do Ministério da Saúde alemão não considera suficientemente comprovada a sua eficácia terapêutica.

Não foi demonstrado aumento da capacidade antioxidante no leite das mulheres que bebiam este chá ou mistura com outras plantas.
Não há provas de sua eficácia como galactogogo (ele não aumenta o leite). Os estudos realizados a este respeito misturaram vários produtos à base de plantas e são metodologicamente muito imperfeitosA melhor forma de aumentar o leite é amamentar em livre demanda juntamente com a técnica adequada.” Fonte: E-lactancia

O ideal é sempre consultar uma nutricionista caso haja a vontade de perder peso e fazer isso com reeducação alimentar, considerando sua situação atual de lactante.

Lembre-se que aliada a uma alimentação saudável, amamentar pode te emagrecer até 700 calorias por dia.

Mas o que é uma alimentação saudável?

Muitas pessoas realmente não sabem e é por isso que consultar uma nutricionista para te ajudar neste processo é essencial para perder peso com saúde e sem causar aquele famoso efeito sanfona.

Veja mais artigos que podem te ajudar com o peso x amamentação aqui:


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
6
Gostei
Amei Amei
11
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)