Tempo de leitura deste artigo:3 minutos

Algumas mulheres que estão amamentando sofrem de candidíase na mama e nem sempre sabem do que se trata este problema.

A candidíase na mama pode se apresentar como uma infecção fúngica no mamilo com dor pungente tipo fincadas e ardente que pode aumentar assim que termina a mamada.

Sintomas:

  • Pele do mamilo avermelhada, brilhosa, fina e as vezes esbranquiçada
  • Coceira e ardência
  • Dor intensa e persistente tipo fincadas após as mamadas ou durante

Segundo o Dr. Carlos González, “Livingstone e Stringer observaram que metade das mães que iam a um consultório de amamentação com fissuras, úlceras ou exsudatos no mamilo tinham cultura positiva à Staphyloccocus aureus, e cerca de 10% a outros germes.”

O que supõe que a candidíase tenha uma incidência muito baixa na maioria das mulheres que amamentam. No entanto, sempre que há uma fissura na mama, que evolui em sintomas com dor fincadas, pontadas e as vezes, uma apresentação diferente na pele do mamilo como esbranquiçada e outras, é preciso buscar ajuda e tratamento.

Principalmente quando as fissuras não melhoram, mesmo após correção da pega e eliminação de bicos artificiais.

Tratamento:

O tratamento costuma ser com antifúngicos e alguns profissionais de aleitamento tem usado um tratamento a laser com sucesso em muitos casos. Sempre que há a confirmação de candidíase na mama, mãe e bebê precisam receber o tratamento para que um não continue contaminando o outro.

Sem tratamento, a candidíase na mama pode evoluir para uma mastite, o que dificultaria mais ainda a solução do problema.

É imprescindível buscar tratamento para a candidíase na mama e seguir o esquema de tratamento orientado pelo profissional adequadamente por todos os dias recomendados, mesmo que os sintomas tenham ido embora. Seguir o tratamento garante que o problema seja totalmente resolvido, não retornando mais tarde de forma mais intensa.

Amamentar não pode ser uma ato que cause dor e desconforto, a qualquer sinal de problema, sempre procure ajuda especializada para que sua história de amamentação caminhe de acordo com o seu planejamento.

Leia também:

Deixe um Comentário

comments