Bicicleta sem pedal: saiba quais são os benefícios para seu filho

2 min


Bicicleta sem pedal

O que é uma bicicleta sem pedal ou bicicleta de equilíbrio?

Um bicicleta sem pedal é uma bike de equilíbrio que ensina crianças até 18 meses como se equilibrarem em duas rodas. Elas são um substituto para bicicletas com rodinhas.

Qual a vantagem de usar uma bicicleta sem pedal?

Você pode estar pensando que não faz sentido uma bike sem os pedais. Foi o que eu pensei quando me deparei com este modelo de bicicleta. Apesar de não parecer, há muitas vantagens no uso dela. Elas ajudam as crianças a ter mais equilíbrio corporal. Isto significa que quando elas forem para a bicicleta comum, não irão precisar das rodinhas. A transição é mais rápida para a bicicleta comum.

Por que não usar uma bicicleta com rodinhas ou triciclo?

Pode parecer que não, mas bicicletas sem pedal são muito mais seguras. Com 3 rodas traseiras, as bicicletas ficam difíceis de manobrar, podem cair facilmente, pois ficam tortas, irregulares e ficam lentas. Quando tiramos as rodinhas traseiras, a criança precisará desaprender a andar com rodinhas para andar na bike comum. Não faz muito sentido.

A bike sem pedal faz com quê a criança se concentre em se equilibrar em vez de pedalar. Todo o esforço de treinamento é voltado para o que importa neste momento: o equilíbrio. As técnicas adequadas de balanceamento são aprendidas desde o começo. A criança se diverte mais porque tem mais controle de sua velocidade e o quanto possui de equilíbrio de fato.

Isto significa que se perderem o equilíbrio inesperadamente, estarão mais preparados e menos propensos a cair.

Veja neste vídeo como é mais fácil:

A partir de qual idade pode usar a bicicleta sem pedal?

No Brasil é provável que tenha apenas para crianças estes modelos. Elas podem ser usadas a partir dos 18 meses. Existem modelos infantis que servem dos 18 meses até 5 anos de idade. Fora do país, há modelos até mesmo para adultos aprenderem a andar de bicicleta.

Onde a criança coloca o pé para apoiar nesta bicicleta?

No chão. Simples assim. Enquanto deslizam com a bicicleta sem pedal, elas levantam seus pés.

Por quanto tempo usar uma bicicleta sem pedal?

Geralmente elas são usadas por 2 a 3 anos, depende da idade que seu filho começou a usar. Quanto mais cedo começam, mais tempo usam. A maioria das crianças que usam este tipo de bicicleta, mudam para as bikes comuns (sem rodinhas) a partir dos 4 anos de idade!

Posso tirar os pedais das bicicletas comuns para substituir uma bicicleta sem pedal?

Não é seguro fazer desta forma. Todo o design da bicicleta sem pedal foi pensado para ser sem pedal. O design da bicicleta comum, não. Elas possuem diferenças de desenho, peso, estrutura e modelo que fazem diferença no uso adequado de cada uma.

Quanto custa uma bicicleta sem pedal?

Os valores aqui no Brasil variam de R$ 150 a R$ 400,00 depende da marca e modelo da bicicleta.

Como aprender a andar em uma bicicleta sem pedal?

Crianças aprendem rapidamente. Neste tipo de bike, pouca ou nenhuma instrução é necessária. O aprendizado é mais intuitivo do que qualquer outra coisa.

As 4 etapas de aprendizagem:

  1. Ficar de pé e andar (de 18 meses a 3 anos de idade)
  2. Sentar e andar (de 2 a 3 anos de idade)
  3. Sentar, correr e equilibrar (de 2 a 5 anos)
  4. Sentar, correr e deslizar (de 2, 5 e 6 anos)

Veja neste vídeo as etapas de aprendizagem:

1. Ficar de pé e andar (de 18 meses a 3 anos de idade)

Crianças desta idade nem tentam sentar na bicicleta. Costumam se equilibrar de pé e andar. Esta fase é a que dura mais tempo. Quanto mais novo seu filho, mais tempo ele passa usando a bicicleta em pé.

Deixe-o brincar a vontade e se sentir seguro para sentar. Não force a barra para ele se sentar, quando ele estiver seguro, ele irá fazer isso naturalmente.

2. Sentar e andar (de 2 a 3 anos de idade)

Nesta fase a criança já se senta na bicicleta. Agora seu filho provavelmente já sabe o que pode fazer com uma bicicleta sem pedal. Em breve ele irá perceber que pode correr ao invés de apenas andar.

Certifique-se de que o local que seu filho brinca é seguro e estará tudo bem!

3. Sentar, correr e equilibrar (de 2 e 5 anos de idade)

Se prepare, você também terá que correr atrás dele! Nesta fase, seu filho já terá total controle sobre seu equilíbrio na bicicleta. Em breve ele irá levantar seus pés e deixa-los no ar enquanto a bike corre.

O local precisa ser seguro e sem carros e seu filho já pode ser orientado sobre até onde pode ir com a bicicleta.

4. Sentar, correr, deslizar e explorar (entre 2,5 e 6 anos) 

Seu filho agora é expert em bicicleta sem pedal! Ele sabe todas as possibilidades que tem com sua bike e aproveita todos os benefícios. Em breve ele estará preparado para a bicicleta comum sem rodinhas.

De qualquer forma, não o apresse para mudar. As bicicletas sem pedais são divertidas e porque deixar de lado agora que ele já domina muito bem a técnica?

Leia também:

 


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)