Tempo de leitura deste artigo:6 minutos

Saiba os benefícios da amamentação para prematuros e como o leite materno ajuda seu pequeno bebê.

Os benefícios da amamentação para prematuros são numerosos. Desde uma menor incidência de infecções de ouvido até um maior aumento da imunidade do bebê.

Amamentar um bebê prematuro pode oferecer todos os maravilhosos benefícios da amamentação que um bebê a termo recebe, mas um bebê prematuro também recebe vários benefícios específicos do leite materno que se adapta especialmente ao seu momento de vida.

Benefícios nutricionais da amamentação para prematuros

Bebês prematuros têm sistemas digestivos imaturos e o leite materno é o alimento perfeito para suas necessidades nutricionais, bem como é leve e digerido facilmente, não exigindo muito do sistema digestivo do bebê prematuro. Estudos mostram que os bebês prematuros digerem o leite materno melhor do que digerem a fórmula.

Proteínas

As proteínas podem ser difíceis de digerir. Quando as crianças têm alergias ao leite, são as proteínas do leite às quais são alérgicas. Um benefício da amamentação de um bebê prematuro é que as proteínas no leite materno são muito mais fáceis de digerir.

O leite materno contém soro de leite mais fácil de digerir do que a fórmula e o corpo digere o soro com mais facilidade e, portanto, o leite materno mais rapidamente.

Gorduras

Como os bebês prematuros geralmente pesam muito pouco ao nascer, um bom crescimento é importante para o seu desenvolvimento.

O leite materno contém lipase, que ajuda os bebês prematuros a digerir as gorduras no leite materno mais completamente. Uma boa absorção de gordura é um importante benefício da amamentação para um bebê prematuro.

Carboidratos

O leite materno contém lactose (um tipo de açúcar) e oligossacarídeos (um tipo de carboidrato). Bebês prematuros absorvem até 90% da lactose no leite materno, o que os ajuda a absorver minerais facilmente.

Os oligossacarídeos inibem a ligação de bactérias nocivas à mucosa intestinal, o que contribui para a diminuição do risco de enterocolite necrotizante em bebês prematuros.

Benefícios imunológicos da amamentação para bebês prematuros

A maioria dos bebês prematuros possuem risco de adquirir infecções que às vezes podem ser muito graves, então, o reforço do sistema imunológico são alguns dos benefícios mais importantes da amamentação para um bebê prematuro.

Infecção reduzida

Os hidratos de carbono no leite materno ajudam a evitar que as bactérias “fiquem” nas membranas mucosas do bebê. Amamentar um bebê prematuro o ajuda a diminuir a frequência com que ele ficaria doente.

Protege contra doenças específicas

A amamentação não protege bebês prematuros apenas de doenças gerais, mas pesquisas mostram que o leite materno reduz o risco de um bebê prematuro desenvolver vários tipos de doenças específicas. Prematuros amamentados têm um menor risco de enterocolite necrotizante, uma complicação grave da prematuridade. A amamentação também reduz o risco de sepse, meningite e infecções respiratórias como pneumonia e bronquiolite.

Benefícios adicionais do leite materno para bebês prematuros

À medida que crescem, os benefícios da amamentação em bebês prematuros expandem-se. Embora a relação entre o sistema imunológico de mãe e o sistema imunológico do bebê não sejam claramente entendidas, as mães passam seus anticorpos atuais para seus bebês amamentados. Se a mãe e o bebê estão expostos a um resfriado, o sistema imunológico da mãe começará a enviar anticorpos para o bebê através do leite materno.

O leite materno de mães de prematuros se adapta exclusivamente para sua prematuridade, produzindo tudo o que ele precisa nesta fase de vida.

Benefícios cognitivos que vêm com amamentação

Além dos benefícios nutricionais e imunológicos do leite materno, o aleitamento materno pode ajudar os bebês prematuros a avançarem intelectualmente.
Como os prematuros correm o risco de atrasos no desenvolvimento e dificuldades no desenvolvimento escolar dependendo do grau de prematuridade, os benefícios cognitivos do leite materno são muito importantes para os bebês prematuros.

Benefícios cognitivos iniciais

Os bebês que recebem leite materno cedo na vida são mais propensos a ter melhor funcionamento cognitivo quando crianças. Um estudo, em particular, mostrou que crianças de baixo peso ao nascer que receberam leite materno (mesmo quando combinadas com fórmula) obtiveram pontuações mais altas em testes que medem o desenvolvimento cognitivo aos 30 meses.

Benefícios cognitivos duradouros

Os benefícios intelectuais do leite materno não param quando o bebê é desmamado. Mesmo em idades maiores, as crianças que receberam leite materno quando eram prematuros têm maiores pontuações de QI do que as crianças nascidas mais cedo que não receberam leite materno.

Os bebês prematuros não são os únicos que se beneficiam da amamentação. As mães também se beneficiam por amamentar seus bebês prematuros.

Sensação de realização: Na UTI, é fácil para os pais se sentirem impotentes. Os bebês podem estar muito doentes para aconchegar-se, e os equipamentos muitas vezes intimidam os pais. Mães que fornecem leite materno para os seus prematuros, ​​fazem algo muito importante, algo que ninguém mais pode fazer pelos seus pequeninos.

Benefícios de saúde

Se um bebê nasce prematuro ou não, a amamentação fornece as mães muitos benefícios de saúde. As calorias extras que o amamentação queima pode ajudam as mães a retornar ao seu peso anterior a gravidez mais cedo, e os hormônios que a amamentação produz ajuda o útero voltar ao seu tamanho anterior mais rapidamente.

A amamentação também pode reduzir o risco de uma mãe desenvolver câncer de mama e ovários, bem como diabetes tipo 2. Naturalmente, a amamentação é uma decisão muito pessoal. Esses fatos são para fornecer informações que podem ajudar a orientar sua decisão.

Leia também:

 

Fontes: Callen, Jennifer RNC, MSc and Pinelli, Janet RNC, MScN, DNS. “A Review of the Literature Examining the Benefits and Challenges, Incidence, and Duration, and Barriers to Breastfeeding in Preterm Infants.” Advances in Neonatal Care April 2005; 5, 72-88.
La Leche League International. “FAQ: Is Breastfeeding Important for my Premature Baby?”
March of Dimes. “Quick Reference Fact Sheets: Breastfeeding

Deixe um Comentário

comments