Bebês que acordam para mamar: querem evitar um irmão segundo pesquisa

2 min


4.3k shares
bebês que acordam para mamar

Segundo especialista, bebês que acordam para mamar estão tentando evitar o nascimento de um irmão.

Assim, os bebês que acordam para mamar atrasam a ovulação de suas mães para que ela não fique grávida novamente. Saiba mais sobre isto abaixo, primeiramente é preciso saber:

Como lidar com as acordadas noturnas do bebê?

O sono do bebê é um marco de desenvolvimento e como tal, precisa de tempo para se desenvolver. Se informar sobre o processo de sono, te ajudará a definir estratégias para lidar com a situação. Abaixo, uma seleção de artigos específicos com dicas sobre como lidar com as acordadas noturnas do bebê com amor e gentileza.

Bebês com menos de 2 anos que acordam a noite:

Clique aqui: Amamentação noturna e o padrão de sono dos bebês

Bebês com mais de 2 anos que acordam a noite:

Clique aqui: Crianças que acordam a noite segundo Laura Gutman

Dicas sobre sono do bebê e da criança:

Sobre os bebês que acordam para mamar para evitar um irmão: a natureza e o processo evolutivo explicam.

Ter um irmão sendo um bebê significa competir por atenção e dividir a mãe. O artigo da revista Evolution, Medicine and Public Health, do professor David Haig argumenta que bebês que acordam para mamar de forma frequente, principalmente maiores de 6 meses, o fazem por uma questão de sobrevivência.

Claro que uma mãe com dois bebês ou mais irá dar atenção para os dois e atender as necessidades de todos os filhos.  Na medida do possível, pois é bom não ter grandes expectativas de dar conta de tudo a respeito disto. Mas a natureza não sabe dos detalhes de nossa nova dinâmica racional como seres humanos.

A evolução da espécie se adapta, mas ainda somos animais.

Já foi documentado que espaços menores no nascimento de irmãos estão associadas a maior mortalidade de bebês e crianças pequenas. Isto vale principalmente para locais onde os recursos são escassos e as taxas de infecções são altas. Une-se a condições de vida precárias, a falta do aleitamento materno.

Professor Haig acredita que os benefícios do atraso menstrual durante a amamentação são tantos que as forças seletivas foram fortes o suficiente para terem gerado uma resposta evolutiva significativa.

A seleção natural preservou o comportamento de sucção e sono picado dos bebês para suprimir a função ovariana. Assim, os bebês que estão em aleitamento materno se beneficiam do tempo em que possuem atenção única e exclusiva da mãe.

É possível ficar grávida amamentando? Entenda

Como mães, sabemos que se dar atenção para um é difícil, que dirá para mais de um. Considero as mulheres que conseguem fazer isso mantendo sua sanidade mental e atendendo todas as necessidades dos seus filhos, amazonas da maternidade. Realmente, não deve ser fácil conciliar tudo.

Também já vimos em outro artigo que as prováveis acordadas noturnas de crianças acima de 2 anos, podem estar relacionadas a questões emocionais não da criança, mas da família como um todo. Leia mais sobre isto aqui: Crianças que acordam a noite segundo Laura Gutman

9 coisas que interferem no sono das crianças

Ainda assim, mamar para dormir ou a amamentação noturna de bebês, continua sendo uma prática saudável física e emocionalmente para o bebê em desenvolvimento.

Bem como, o padrão de sono do bebê, é um marco de desenvolvimento. E como todas as outras etapas, possui um tempo para acontecer em cada família.

A forma como a natureza se adapta evolutivamente para a sobrevivência, nem sempre é o melhor para todos. Muitos pais e mães ficam exaustivamente cansados durante os primeiros meses do bebê. De qualquer forma, nem sempre o ambiente ideal para todos é o melhor para todos. Se adaptar a mudanças fazem parte de nossa herança biológica também, assim como amar e cuidar de nossos filhos da melhor forma possível.

Fonte da pesquisa: Breastfeeding and infant sleep: Are babies who wake to breastfeed at night trying to delay the birth of a sibling?

 


Like it? Share with your friends!

4.3k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
6
Gostei
Amei Amei
9
Amei
Ouwn Ouwn
1
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)