Tempo de leitura deste artigo:7 minutos

O desenvolvimento de bebês e crianças acima de 2 anos geralmente é pouco comentado.

Mas nossos bebês e crianças maiores, conhecidos a partir do momento que começam a andar como toddlers e a partir de 5 ou 6 anos como em idade escolar, tem muitas belezas e diversão.

Bebês e crianças de 2 a 3 anos de idade:

Seu pequeno grande bebê de 2 ou 3 anos por exemplo, vai começar a cooperar e brincar com outras crianças de forma mais objetiva e a ter realmente amizades. Aquela dificuldade toda em se alimentar (era dificuldade dele ou uma alta expectativa sua?) vai passar, e eles começam a ter um gosto maior pela alimentação (saudável, idealmente).

Você pode dar leite de vaca, de qualquer forma, crianças que mamam no peito não precisam de nenhum outro leite, senão o da mãe. E se o seu filho mamou no peito e não gosta de leite de vaca, tudo bem, você pode conversar com uma nutricionista para perceber que o leite de vaca não é tudo isso e é desnecessário quando a criança tem uma alimentação rica em nutrientes e um pratinho bem colorido.

Tente não forçá-los a comer quando não tiverem fome ou a comer alimentos que eles não querem. Nesta idade, seu filho está se tornando mais independente.

Os de 3 anos de idade para cima já conseguem vestir peças fáceis de roupas, escovam os dentes (do jeitinho deles – deixe que escovem e em seguida você escova direitinho). Eles conseguem subir escadas com um pé em cada degrau, pedalar, pular tirando os dois pés do chão e até possuem amigos imaginários.

Ela terá um vocabulário maior com cerca de frases com 3 a 4 palavras, mas você entenderá pelo menos 3/4 do discurso dele. Seu filho pode começar a perguntar “por quê” das coisas, contar histórias, lembrar de rimas infantis, apreciar eventos especiais e entender rotinas diárias.

Artigos de apoio:

Aos 4 anos de idade:

Nesta idade seu filho estará mais independente e falará muitas coisas. Contará histórias e inventará brincadeiras. Contei sobre o meu nesta idade aqui: 4 anos de idade: os pequenos descobridores de mundos

É importante manter nesta idade a alimentação saudável como no começo, já que nesta fase na escola, ele terá contato com o tipo de alimentação de outras famílias. Tente não ser tão rígida, para que ele se sinta parte do grupo, mas mantenha seu esquema alimentar em casa para que ele entenda que algumas coisas, são excessão como doces, balas, entre outros.

Incentive o consumo de frutas, vegetais, carnes (não embutidos) e grãos! Tudo isso pode ajudar a prevenir muitos problemas médicos, incluindo o excesso de peso diabetes.

Também assegurará que seu filho cresça fisicamente com todo o seu potencial.

Nesta idade eles já sabem se vestir, escovar os dentes e brincar com jogos com regras simples, cantar músicas, ouvir histórias (ou contá-las). Descer e subir escadas alternando os pés, saltar, correr (eles adoram correr nesta idade) e quando ele conversar, sua fala é totalmente compreensível apesar de ainda trocarem o “R” pelo “L” em alguns casos.

Ao longo dos próximos anos, ele poderá contar até dez, reconhecer letras do alfabeto e poder aprender seu número de telefone e endereço .

A maioria dos garotos de quatro anos ainda devem tirar uma soneca no dia, mesmo que possam resistir. Alguns ainda podem fazer xixi na cama e os sintomas de dores de crescimento também podem começar a ocorrer. Lembre-se: investigue caso seu filho faça xixi na cama, sinta muita sede e muita fome, esteja nervoso e irritado o tempo inteiro, estes podem ser sintomas de diabetes mellitus.

Artigos de apoio:

5 anos de idade:

Seu filho esta começando a transitar da idade pré-escolar para a escolar e em breve ele irá para o jardim de infância. Como o tempo passa!

A nutrição do seu filho é importante para sua saúde geral, especialmente para ajudar a evitar a obesidade infantil. O melhor conselho de nutrição para manter seu filho saudável inclui incentivá-lo a:

  • Comer uma variedade de alimentos saudáveis.
  • Balancear os alimentos que ele come com exercícios e atividades físicas.
  • Escolher uma dieta com abundância de grãos, frutas e vegetais.
  • Escolher uma dieta rica em fibras e baixo teor de gordura, gorduras saturadas e colesterol.
  • Escolher uma dieta moderada em açúcares e sal.
  • Escolher uma dieta que forneça cálcio e ferro suficientes para atender aos requisitos do corpo em crescimento.
  • Você também pode ajudar a promover uma boa nutrição ao estabelecer um bom exemplo. Hábitos alimentares saudáveis ​​e exercícios regulares devem ser uma parte regular da vida da sua família.

Este é um momento de crescente independência e as crianças nesta idade querem ser consideradas mais responsáveis. Para ajudar a promover isso agora é um bom momento para começar a dar a sua criança um subsídio. O valor não é muito importante, mas 50 centavos ou R$ 1,00 por ano de idade é um bom alcance. Permita-lhe usar isso para coisas especiais que ele quer.

Aqui meu filho faz um cofrinho desde os 3 anos de idade e ele sabe que precisa juntar as moedas por um tempo caso queira comprar um carrinho HotWeells! Também temos um quadro de tarefas, que ele começou a entender o esquema com pouco mais de 3 anos e meio, onde ele ganha estrelinhas no fim de semana.

Ensine seu filho a discar o 190 ou o número de emergência disponível na sua área. Ou até mesmo a gravar os números do seu celular e do familiar mais próximo.

6 anos de idade:

As crianças de seis anos podem cantar músicas, ouvir histórias, compartilhar coisas espontaneamente, ler e escrever cartas simples e saber seu número de telefone e endereço.

Incentive seu filho a ser curioso, explorar e assumir novos desafios. Esta é uma boa idade para começar a assumir algumas tarefas com maior responsabilidade como arrumar o próprio quarto, cuidar de suas coisas e ser responsável por ter estragado ou quebrado qualquer coisa.

Nesta idade não é comum que a criança continue fazendo xixi na cama ou tenha terror noturno, consulte o pediatra caso estas duas situações estejam acontecendo. Também passou da idade a muito tempo de usar chupeta ou mamadeira (infelizmente algumas crianças ainda nesta idade usam estes itens). Se você amamentou seu bebê e nunca usou estes itens, levante as mãos para os céus, foi uma ótima escolha eliminar estes itens de suas vidas.
Continue com as consultas ao pediatra de acordo com o que eles pedem, talvez nesta idade alguns pediatras peçam acompanhamento anual ou de acordo com a necessidade, ainda é tempo de prestar atenção se seu filho desenvolve alergias e asma. Você também pode notar sintomas de dores do crescimento.

Artigos de apoio:

 

Bibiografia:

American Academy of Pediatrics. Breastfeeding and the Use of Human Milk. Pediatrics. 2012;129(3):e827-41. doi: 10.1542/peds.2011-3552.
American Academy of Pediatrics. Pacifier Safety. HealthyChildren.org. 2015.
American Academy of Pediatric and Pediatric Endocrine Society. Vitamin D Deficiency and Rickets. 2015.
Centers for Disease Control and Prevention. Childhood Obesity Facts. U.S. Department of Health & Human Resources. 2015.

Deixe um Comentário

comments