Amamentar é entrega, dedicação e resiliência

2 min


18.8k shares
Amamentar é

Amamentar é muito mais que apenas alimentar um bebê.

Amamentar é doação de tempo, disposição e alma. É pura entrega, dedicação e resiliência e vou te explicar ao longo do artigo os motivos.

As recomendações de amamentação pelos maiores órgãos de saúde como a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde é que se amamente o bebê por 2 anos ou mais. Para amamentar por tanto tempo, a mãe precisa despir-se de si mesma em alguns momentos e se entregar a esta amamentação de forma plena.

Amamentar é entrega…

Se doar para outra pessoa disponibilizando todo o seu tempo, de dia e de noite, sempre que o seu bebê precisar mamar é o mais puro significado da doação plena a outra pessoa, isto porque para amamentar, as vezes, você vai precisar deixar de fazer coisas que você quer fazer, para fazer o que o bebê quer naquele momento: mamar.

Quantas vezes você adiou sua própria alimentação para poder amamentar quando não dava para fazer as duas coisas ao mesmo tempo?

Quantas vezes você queria tomar um longo banho para descansar, mas em vez disto, estava ali, disposta e pronta para atender o chamado do seu bebê deixando o banho para depois ou tomando um banho de 3 minutos ou menos?

Quantas vezes você queria estar em outro lugar, no entanto, sabia que era importante estar ali, amamentando?

É ruim ter vontade de estar em outro lugar, fazendo outras coisas além de apenas amamentar? Não, não é. Somos humanas. Mas no entanto, muitas mães estão doando seu tempo diariamente para atender a necessidade de amamentação do bebê, de forma plena, tranquila e pacientemente.

Amamentar é dedicação…

Com cuidado e empenho, mães que amamentam atendem as necessidades físicas e emocionais de seus bebês todos os dias. Amamentar é algo que apenas a mãe pode fazer e ela sabe disto. Estar ali dedicada todos os dias e noites, as vezes por mais de dois anos entendendo o quanto o peito é importante para seu filho nesta fase da vida.

E estas mães sabem que como a maioria das fases, estes 2, 3 primeiros anos nunca mais voltarão. É agora ou nunca que a mãe poderá ter em seus braços seu bebê mamando satisfeito e feliz, dormindo em seu peito e se acalmando com o melhor alimento do mundo.

Só por esta vez, a mãe sabe…que os anos passarão e logo o bebê irá crescer e se desenvolver, estando preparado para passar da fase da amamentação para outra, então esta mãe se dedica com todas as suas forças, mesmo frente a muitas dificuldades e desafios diários.

Amamentar é resiliência…

E por falar em dificuldades, toda mãe que amamentou por 2, 3 anos ou mais sabe que ter a capacidade de se recuperar de fissuras, mastite, ingurgitamentos, pega inadequada e vários outros problemas que costumam acontecer durante o processo de amamentação se adaptando a tantas mudanças, desde as mudanças de comportamento de mamada do bebê, de desenvolvimento entre tantas outras situações aliadas a maternidade, somente tendo muita resiliência e vontade de continuar.

Se você é uma mãe que amamenta ou deseja amamentar, saiba que para amamentar precisamos estar munidas de muita informação, apoio, incentivo e uma vontade única pessoal para conseguir continuar em meio a tantos desafios.

Ainda assim, a satisfação em oferecer o melhor alimento para o bebê, que dará a ele uma qualidade de vida e desenvolvimento único se estendendo até mesmo a vida adulta, não tem preço!

Vai valer a pena cada esforço e você irá comemorar cada desafio vencido, além de sentir depois da fase da amamentação que esta missão a qual você se propôs, foi extraordinariamente cumprida.

Leia também:


Like it? Share with your friends!

18.8k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
2
Gostei
Amei Amei
4
Amei
Ouwn Ouwn
1
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)