Amamentação e perda de peso: quando você perde demais

2 min


1.1k shares
Amamentação e perda de peso

Amamentação e perda de peso: você perdeu demais e esta preocupada?

A amamentação e perda de peso não são vistas geralmente como uma boa dupla quando a perda de peso é grande demais.

Depois de ter seu bebê, você perderá um pouco de peso imediatamente e esta perda de peso varia de mulher para mulher. A maioria das mulheres se preocupa em não poder perder todo o peso que ganham.

Mas, para algumas mulheres a amamentação e perda de peso são um problema juntos pois elas perdem muito mais do que gostariam e começam a se sentir magras demais.

Imediatamente após o nascimento do seu bebê, você poderá perder praticamente todo o peso ganho durante a gravidez ou mais. Amamentar pode reduzir também o seu ganho de peso, pois, com a amamentação, você pode perder de 500 a 700 calorias por dia.

Saiba mais sobre isso aqui: Amamentar emagrece mesmo ou é mito?

 

Porém, durante a amamentação é recomendado que a mãe se alimente bem e reponha as calorias perdidas, caso não tenha interesse em emagrecer além do seu peso, escrevi mais sobre isto aqui: Precisa comer mais amamentando: quantas calorias extras uma lactante precisa?

Quando há uma perda de peso maior do que o ideal e que esteja interferindo não apenas em sua aparência, mas principalmente em sua saúde, é preciso conversar com uma nutricionista para que ela crie uma dieta mais calórica e investigue a perda de peso.

Estar com anemia, pode interferir no seu apetite, te fazer se sentir sempre cansada e desanimada. Apesar destas sensações serem atribuídas a amamentação, elas em grande parte dos casos, são sintomas de doenças como anemia ou outra falta de vitaminas no corpo e é por isso que buscar ajuda profissional é essencial.

Três razões pelas quais você pode estar perdendo muito peso e o que você pode fazer a respeito:

1. Você pode não estar consumindo calorias suficientes

Amamentar dá mais fome do que o de costume, justamente porque há uma perda de calorias durante a amamentação e por isso seu corpo precisa repor estar calorias. Caso você não esteja se alimentando bem e de forma saudável, pelo contrário, estiver consumindo muitas calorias vazias, além de perder peso, também perde saúde.

Artigos de apoio:

2. Você esta sobrecarregada de atividades

Cuidar de um novo bebê, outros filhos, tarefas em casa, trabalho fora de casa, trabalho dentro de casa, você faz tudo. E sem ajuda. Anda para lá e para cá, as vezes esquece de se alimentar bem, de descansar um pouco. As vezes você não tem a quem pedir ajuda, esta nesta jornada sozinha, mas aprenda a dar prioridades.

Se algumas coisas são demais, deixe o que puder para depois e vá fazendo aos poucos. Tente ter um tempo para si mesma e para cuidar de você, descansar e recarregar as energias.

Artigos de apoio:

3. Problemas na tireóide

O hipertireoidismo é uma condição de saúde que pode causar perda excessiva de peso, tremores, palpitações, dificuldades para dormir, problemas nas vistas, exaustão, agitação e em alguns casos até mesmo interferir na produção de leite materno. Se você tem alguns destes sintomas, busque ajuda médica.

Um endocrinologista é o profissional mais capacitado para cuidar deste tipo de problema e em caso positivo da doença, saiba que é possível fazer o tratamento e tomar a medicação compatível com a amamentação, sem contudo, precisar desmamar seu bebê.

A amamentação e perda de peso, podem até ser coisas que caminham juntas e acontecem na mesma época de sua vida, mas isto não quer dizer que a amamentação seja o motivo desta perda de peso. Sempre investigue o que pode estar acontecendo antes de atribuir o sintoma ao processo de amamentar seu bebê.

 

Referências:
American Academy of Pediatrics. New Mother’s Guide To Breastfeeding. Bantam Books. New York. 2011.
Baker, Jennifer L., Gamborg, Michael, Heitmann, Berit L, et al. Breastfeeding Reduces Postpartum Weight Retention. American Journal of Clinical Nutrition. 2008;88 (6): 1543-1551.
Lawrence, Ruth A., MD, Lawrence, Robert M., MD. Breastfeeding A Guide For The Medical Profession Eighth Edition. Elsevier Health Sciences. 2015.


Like it? Share with your friends!

1.1k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
2
Gostei
Amei Amei
1
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)