Tempo de leitura deste artigo:5 minutos

Existem algumas coisas que ninguém te contou sobre o universo e que são um prato cheio de conhecimento.

Ainda há muito o que se descobrir sobre nosso universo e algumas descobertas como o fato da terra ainda ser o único planeta com vida consciente conhecido, nos lembra o tempo inteiro que precisamos cuidar melhor dela.

Se você não faz idéia do que estou falando vamos relembrar do que se trata o universo neste vídeo bacana e a seguir 10 curiosidades sobre universo que ninguém te contou.

1. Sobre o sol:

O sol não é amarelo e nem vermelho, é azul esverdeado. Não se trata de um planeta e sim de uma estrela e é 300 mil vezes mais pesado do que a terra.
A cada segundo em que brilha, o sol tem a capacidade de liberar 1 milhão de bombas de hidrogênio de tanta energia que possui.

2. Sobre a lua, ou luas:

Sim, existem mais de uma lua. A Terra possui apenas 1 mas Júpiter possui 63 luas e Saturno 34. Uma das luas de Júpiter se chama Europa e é coberta por um oceano que é envolvido em um manto de gelo. Sim, aqueles filmes futuristas com 3 luas visualizadas em alguns planetas não estavam tão distante assim da realidade. A quantidade de água que existe na lua, 598 bilhões de litros abasteceria São Paulo por 9 meses!

3. Sobre os planetas:

Vênus e Urano são os planetas “do contra” e giram em sentido contrário a todos os outros planetas do sistema solar. Enquanto Júpiter tem o dobro do tamanho de todos os planetas, satélites, cometas, e asteroides do Sistema Solar juntos. Um ano em Plutão dura 248 anos terrestres.

4. Sobre o céu:

Quando você olha para cima aqui da terra vê um lindo céu azul, que pode ter algumas tonalidades de cor e outras de acordo com o sol e a lua, mas ainda assim ele é azul. O céu visto de Marte é cor de rosa, igualzinho nos filmes, visto de Urano é verde. Vênus tem o céu amarelo-laranja e Júpiter preto, isto significa que ao que parece Vênus é dia o tempo inteiro e Júpiter vive de noite, mas nunca estive lá para ver. 😉

5. Sobre as estrelas

Elas, assim como os cometas podem ter caudas. Quando você olha para o céu e vê uma linda estrela brilhante, saiba que ela emitiu aquele brilho a 50 anos e o que você vê é um brilho no lapso de tempo pois elas estão a 50 anos luz da terra, isto significa que aquela estrela brilhante que você vê hoje pode nem existir mais. 😮

6. E por falar em velocidade, sobre a velocidade da luz e distâncias:

A luz do sol demora 8 minutos até chegar na terra. Um ano luz é a distância que se percorre pela luz em 1 ano e esta luz pode percorrer até 300 mil quilômetros por segundo. Uau! Um carro em uma velocidade de 160km por hora levaria até 220 milhões de anos para chegar na Via Láctea. A estrela mais próxima do sol se chama Alpha-Centauri e uma viagem até ela levaria 70.000 anos.

7. Sobre as galáxias:

A maior galáxia conhecida tem aproximadamente 100 trilhões de estrelas. A Via Láctea (esta é a nossa, ok?) e a galáxia de Andrômeda um dia poderão colidir e se tornarão uma única mega gálaxia. Quando isto acontece, energia côsmica se espalha e novas estrelas nascem. Podemos ver a olho nu as galáxias Grande Nuvem de Magalhães (sim, este é um nome de galáxia, que estranho) e a Andrômeda. Elas são compostas por gás, poeira, estrelas, planetas, corpos celestes e muitos outros elementos astronômicos.

8. Sobre a chuva em planetas diferentes:

Em Vênus chove ácido sulfúrico, na terra H2O, em Titã chove metano e Netuno tem chuva de diamantes! Wow!

9. Sobre os buracos negros:

Ainda uma incógnita para a maioria dos cientistas, os buracos negros são como predadores côsmicos capazes de engolir galáxias inteiras! São letais, e ser engolido por um buraco negro significa o fim de tudo. Há especulações de que eles são passagens para outras galáxias, mas nada concreto. São tão assustadores que engolem até mesmo a luz das estrelas.

Veja que assustador:

10. Sobre o planeta Terra, nossa casa:

A Terra até agora é o único planeta descoberto com matéria viva e consciente, o que a torna bela e rara e fortalece a idéia de termos que ser eco-conscientes e cuidar muito bem dela. Todos os anos caem na terra cerca de 150 toneladas de fragmentos de meteoritos e a cada ano a rotação da terra fica 2 milésimos de segundos mais lenta. Será que um dia ela para de girar?

Leia também:

Deixe um Comentário

comments