Aleitamento materno exclusivo: o que isso realmente significa?

2 min


327 shares
Aleitamento materno exclusivo

O aleitamento materno exclusivo é o indicado atualmente para todos os bebês.

No entanto, ainda existem muitas dúvidas a respeito do que, realmente significa, aleitamento materno exclusivo. Por isso, vou tentar explicar o que exclusivo quer dizer em aleitamento e sua importância.

Aleitamento materno exclusivo significa que o bebê irá consumir apenas leite materno e nada mais até os seus 6 meses de idade.

Significa que o bebê não precisa de água, nem mesmo em regiões muito quentes do Brasil. O leite materno possui até 80% de água em sua composição. Um bebê que mama de forma exclusiva em livre demanda também mata a sede, além de sua fome.

Em dias muito quentes, o bebê naturalmente irá solicitar mamar mais vezes do que o habitual. Se ele mesmo não solicitar, a mãe pode oferecer o peito mais vezes no dia para ajudar a hidratá-lo.

Escrevi mais sobre isto aqui: Precisa dar água para bebês amamentados exclusivamente?

Aleitamento materno exclusivo significa que não é preciso oferecer chás e sucos para o bebê antes dos seus 6 meses de idade. Na verdade, a oferta de chás e sucos deve ser feita com cautela mesmo após esta idade.

Veja quais são as recomendações sobre a oferta de sucos para bebês: Suco para bebê: a partir de qual idade?

Além disso, a oferta de chás, além de não ser recomendada antes dos 6 meses de idade pode representar outros riscos de saúde para o bebê. Veja aqui: Chá para bebês e mães que amamentam – mitos da amamentação, gestação e riscos

Amamentar de forma exclusiva também significa que não é preciso oferecer nenhum tipo de alimento além de leite materno ao bebê antes dos 6 meses de idade.

Nem caldinho de feijão, nem sopinhas ou papinhas. O leite materno é capaz de nutrir o bebê e fazê-lo crescer de forma saudável. É um mito a ideia de que iniciar a introdução alimentar antes fará seu bebê se alimentar melhor. O que fará seu bebê se alimentar melhor é oferecer alimentos saudáveis e evitar guloseimas e industrializados nesta fase.

O bebê menor de 6 meses não possui desenvolvimento oral suficiente para aprender a mastigar e engolir os alimentos de forma adequada, por isso, o leite materno possui a consistência ideal para sua alimentação.

Aleitamento materno exclusivo significa também que não é preciso oferecer leite artificial para o bebê.

Também é um mito a ideia de que leite artificial fará o bebê dormir mais a noite. Isto não acontece com todas as mães e quando isto acontece, é porque o leite artificial é indigesto demais para o pequeno estômago do bebê. Ele se sente pesado e cansado para digeri-lo. Isto pode causar problemas além de um noite inteira de sono para os pais.

Se o seu bebê ganha peso de forma adequada e não há nenhuma dificuldade na amamentação, o melhor a se fazer é amamentar de forma exclusiva até os seis meses de idade do bebê.

Aleitamento materno exclusivo significa oferecer apenas leite materno e nada mais para o bebê menor de 6 meses. Esta são as recomendações da OMS, do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Leia também:


Like it? Share with your friends!

327 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
2
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
9
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)