A nova mulher brasileira: a revolução delas e um novo comportamento

1 min


O fim das piadinhas machistas na publicidade brasileira pode estar próximo.

Assim como a visão ultrapassada da nossa sociedade a respeito da figura feminina. Pelo menos se o mercado se atentar ao resultado de uma nova pesquisa que acaba de ser divulgada. A consultoria em comunicação 65/10, especializada na causa feminina, apresentou um estudo em parceria com o grupo ABC, chamado “A Revolução Delas – os novos comportamentos das mulheres brasileiras.

Foram apontados 5 tópicos essenciais para compreender o nosso perfil hoje. Quer entender melhor como nós, mulheres, estamos nos comportando?

Finanças: Saiba que muitas de nós planejam sair do mercado de trabalho convencional para apostar todas as fichas no empreendedorismo. Isso acontece por dois motivos: buscamos independência financeira e não queremos mais nos sujeitar a opressões como diferença salarial, assédio e dupla jornada.

Mobilidade: Estamos mais independentes. Queremos e podemos nos deslocar sozinhas, tanto no sentido físico:como sair de carro, ônibus ou bicicleta, como no sentido social: transitar entre grupos políticos, religiosos, educacionais e outros que antes eram reservados apenas aos homens.

Corpo: Enfim, muitas de nós deixaram de sentir vergonha do corpo e passaram a aceitar as diferenças como características e não defeitos. Podemos ser gordinhas ou magrinhas. Ter cabelo arrepiado, curto ou raspado… Procuramos nos aceitar como somos. E temos orgulho disso.

Moda: Assim como assumimos nosso corpo, assumimos também o nosso estilo e nossas escolhas.  As referências hoje são bem mais amplas. Queremos ser autênticas, também estamos dando mais espaço para o consumo compartilhado e para a diversidade.

Conectividade: A internet permitiu que nos uníssemos em pequenos grupos de interesse mútuo. Espaços onde podemos debater assuntos específicos, lutar por uma causa e compartilhar conhecimento e experiência, ajudando umas as outras através de redes de apoio.

Leia também: