5 Semanas de Gravidez: bem vinda ao clube das grávidas

2 min


5 Semanas de Gravidez

Com 5 semanas de gravidez é fato: você agora faz parte do clube das grávidas.

Geralmente é com 5 semanas de gravidez que as mães descobrem que estão grávidas. Isto porque você já perdeu sua menstruação e pensou que seria a hora de fazer um teste.

O que esta acontecendo com seu corpo com 5 semanas de gravidez?

Os níveis elevados de hormônio podem estar causando sintomas difíceis de ignorar, como seios doloridos, náuseas e fadiga. (Esses mesmos hormônios são aqueles que seu teste de gravidez detectou para lhe dar um resultado positivo.)

Hummm…Esse clube de grávidas pode não estar sendo tão divertido assim no começo, não é mesmo? Mas garanto que você vai passar a curtir em breve.

Qual o tamanho de um bebê com 5 semanas de gravidez?

Seu bebê com esta idade gestacional tem o tamanho de uma semente de maça e esta se preparando para crescer mais e mais. Na próxima semana, ele provavelmente dobrará seu tamanho. Cresça, baby, cresça!

O embrião de 5 semanas não parece muito mais do que um girino agora, mas ele já está começando a formar órgãos importantes: coração, estômago, fígado e rins – e sistemas – digestivo, circulatório e nervoso.

5 semanas de gravidez é quantos meses?

Com 5 semanas, você esta com cerca de um mês de gravidez. Isso significa que faltam 8 meses para vocês se conhecerem pessoalmente! <3

Sintomas de 5 semanas de gravidez:

O primeiro trimestre para a maioria das mulheres grávidas é o mais difícil, mas em breve os sintomas diminuem. Acredite.

  • Seios doloridos
  • Enjoo matinal: Náusea no início da gravidez pode acontecer a qualquer hora do dia. Infelizmente, algumas grávidas sentem-se enjoadas o dia todo. Experimente diferentes estratégias para encontrar o que ajuda você a lidar melhor com as náuseas. Fazer pequenas e frequentes refeições é uma boa. Você também pode experimentar Vitamina B6, cápsulas de gengibre, pastilhas e pirulitos redutores de náusea e pulseiras de acupressão.
  • Fadiga
  • Micção freqüente: Você pode perceber que tem vontade de fazer xixi com mais frequência no início da gravidez. Este sintoma é porque seus rins estão realmente se expandindo. (Uau!)
  • Cólicas: elas podem ser um sinal de que o embrião se implantou bem no revestimento do seu útero. Ou pode ser um sinal de que seu útero está se expandindo e alongando seus ligamentos. Se você está com cólicas dolorosas demais, ligue para seu médico para se certificar de que esta tudo bem.
  • Pequeno sangramento de implantação: com 5 semanas de gravidez, um pouco de sangue pode ser um sinal que o embrião se implantou no útero. Isso é totalmente normal, mas se você está tendo algo menos parecido com manchas e mais como sangrar – ligue para o médico.

Existem grávidas que não sentem nenhum sintoma (sortudas!) e outras os sintomas vem e vão. Esta tudo bem todas as opções: não sentir sintomas típicos, sentir apenas as vezes ou sentir sempre.

Qual o tamanho da barriga de grávida de 5 semanas?

Provavelmente apenas um pequeno inchaço, inalterada ou quase 1k (mais pelo inchaço do que pelo bebê). Algumas mães perdem alguns quilos com o enjoo. Todos estes cenários são considerados normais.

Quanto devo ganhar de peso durante a gravidez?

Seu médico discutirá recomendações personalizadas de ganho de peso com você que variam de acordo com o seu tipo de corpo.

Recomendações do Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas sobre o ganho de peso:
  • Se você está abaixo do peso: Seu ganho de peso total recomendado é de 12 a 18k
  • Se você tem peso médio: Seu ganho de peso total recomendado é de 11 a 15k.
  • Se você está com sobrepeso: Seu ganho de peso total recomendado é de 6 a 11k.
  • Se você é obesa: Seu ganho de peso total recomendado é de 4 a 9k.

Lembre-se: apenas o médico pode te avaliar e definir o seu imc e em qual situação você se encaixa de peso.

Se você esta com 5 semanas de gravidez de gêmeos:

Seu ganho de peso total recomendado é de 16 a 24k. Ainda assim, depende muito do seu tipo de corpo e IMC.

Dá para saber se são gêmeos com 5 semanas de gravidez?

Algumas mães de gêmeos juram que sentiram sintomas mais intensos e que ganharam peso rapidamente. Mas não dá para afirmar. Lembre-se: cada gravidez é única.

Ultrassonografia com 5 semanas de gravidez:

Se você tem um histórico de perdas gestacional, provavelmente o obstetra pedirá um ultrassom um pouco mais a frente. Sinto muito! Tenha um pouco de paciência.

No primeiro exame de ultrassom o bebê será medido e pode ajustar sua DPP (data de possível parto) com base no tamanho do bebê. Você provavelmente precisará fazer exames de sangue e urina nesta fase também.

Lembretes para esta semana:

  • Estabeleça uma dieta saudável
  • Comece um diário de gravidez
  • Continue tomando suas vitaminas pré-natais ou comece a tomar caso não tomasse antes. Você tem muita coisa em mente, mas como o ácido fólico ajuda a prevenir defeitos congênitos, isso é super importante!
  • Já pensou em como você deseja seu parto?

Veja como será a próxima semana: 6 Semanas de Gravidez

Leia também:


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
2
Gostei
Amei Amei
6
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)