Tempo de leitura deste artigo:6 minutos

Aprenda, compartilhe e pratique os 16 hábitos de mães muito felizes.

Como essas mães otimistas mantêm sua alegria e amor fluindo? Qual o jogo de cintura que elas tem perante a vida para se sentirem sempre felizes? Veja agora os 16 hábitos de mães muito felizes e pratique!

1. Peça ajuda

Mães felizes não têm medo de pedir ajuda à família e aos amigos. Uma mãe muito feliz sabe que não consegue e nem é saudável fazer sempre tudo sozinha, fazem questão de deixar claro para os parceiros que eles precisam participar e quando precisam de ajuda de familiares ou amigos, não tem medo daquela palavrinha mágica: “Por favor”.

2. Saia de casa, agora.

Você deu uma volta fora de casa hoje? Ar fresco, luz solar e a natureza intensificam nosso bom humor, você pode fazer isso enquanto empurra o carrinho ou caminha com o bebê no sling.

3. Planeje uma atividade divertida

Menos despertadores, lição de casa, prazos, correria …mais pôr do sol, castelos de areia, jogos e brincadeiras. De repente você se lembra por que crianças se sujam tanto: porque se divertem!

4. Adoce a vida a dois!

Você o chama de “amor”, e ele te chama de “querida” – mas vocês estão dando um ao outro bastante doçura e gentilezas? Um parceiro tão feliz quanto você, amoroso e gentil vai colocar um sorriso de orelha a orelha no seu rosto, acredite.

Leia também: Como ter um casamento feliz depois dos filhos

5. Durma bem e não se esqueça de se alimentar bem também.

Ser privada de sono pode ser um distintivo de honra para aquelas com bebês pequenos, mas quanto mais cedo consegue descobrir como obter suas oito horas de sono de volta, mais alegre você será. Quando você conseguir voltar a dormir mais, além de controlar o peso (ficar acordada até tarde dá mais fome!), vai se sentir mais disposta, descansada e feliz.

6. Levanta, sacode a poeira! Exercite-se!

Exercícios regulares colocam a melancolia para correr, literalmente! Seu corpo irá liberar mais hormônios que te deixarão de bom humor.

Leia também: Emagrecer depois da maternidade é possível?

7. Um tempinho só pra você.

As vezes um tempinho longe das crianças é crucial e te mantêm sã para voltar para eles mais feliz e relaxada. Desde uma saidinha rápida com as amigas ou até mesmo um longo banho.

Leia também: 5 Idéias para mães relaxarem

8. Seja gentil com o próximo.

A maioria das mães felizes fazem algo pelos outros e tornam isto uma atividade regular de suas vidas. Desde uma marmitinha com um almoço para uma nova mãe em pleno pós-parto ou um portal de informação e empoderamento materno (eu!). Lembre-se: ser útil ao outro podem te fazer se sentir realizada e feliz.

9. Ame o que você tem e quem você é.

Mães mais felizes não se comparam e nem competem entre si. Nem elas, nem seus filhos, nem seus carros, nem suas casas têm que ser os melhores e mais inteligentes ou os mais bonitos. O monstro de olhos verdes tem mastigado a felicidade de muitas mães que tentam ser melhores que as outras.

Leia também: 5 dicas para a união das mulheres

10. Tenha amigas-mães próximas!

Mães muito felizes têm amigos próximos. Saber que outras estão nas trincheiras com você é reconfortante. Das pequenas questões até crises mortais graves, não sei como seria sem uma melhor amiga-mãe como eu para desabafar e dividir as dificuldades e alegrias. Ao longo dos anos, ela pacientemente ouve longas histórias envolvendo tópicos extremamente importantes, como desfralde, alimentação infantil, escola, dia-a-dia corrido, cansaço materno, entre outras questões importantíssimas para mães! 😀

Leia também: A beleza em ver nossas amigas serem mães

11. Se dê de presente…

Flores, massagens, um corte de cabelo novo… Encontre seu parceiro para um almoço, faça uma limpeza facial ou o que fizer com que você se sinta feliz, cuidada, amada…por si mesma!

12. Brinque com as regras

Uma das melhores coisas sobre ser a pessoa que faz as regras é poder quebrá-las! As vezes eu me permito certos deleites. As vezes a gente come chocolate em casa, um sorvete, vai ao cinema e come aquela pipoca melequenta de manteiga ou troca a janta por uma pizza, ué. Mães muito felizes sabem quando transformar o mundano em magia. E também sabem que é só de vez em quando! 😛

13. Acredite no mantra das mães: vai passar!

Quando sua felicidade ameaçar escapar completamente pelos seus dedos e a tristeza der as caras, lembre-se que os momentos bons também passarão. Funciona pelo dois lados: ou você se entrega a tristeza e a constatação terrível por saber que os bons momentos não são para sempre ou você o coloca em perspectiva, lembrando-se que as coisas boas – os beijos pegajosos, abraços apertados – podem ser aproveitados imediatamente. Aproveite cada momento.

Leia também: o mantra secreto das mães: vai passar!

14. Perdoe e esqueça

Todos nós queremos viver de acordo com nossos ideais de criação e fazer tudo certo o tempo todo, e aqui estamos, perdendo nossos temperamentos e as vezes sendo inconsistentes. Infelizmente, todo o tempo que você gasta se sentindo culpada por isto é só mais tempo que você perde em busca de um ideal em vez de viver o momento. Mães muito felizes sabem que mesmo quando damos nosso melhor, temos dias difíceis. Deixem estes dias irem embora dos seus pensamentos quando eles acabam.

15. Sorria!

Os filhos adoram ver o sorriso de suas mães e pesquisas sugerem que enrugar os olhos, virar os cantos da boca para cima e rir pode produzir serotonina no cérebro para te deixar mais feliz. Se não der certo, isto vai te fazer se sentir ao menos ridícula e engraçada, o que fará com que seus filhos riam. E ter filhos felizes é um dos maiores segredos sobre a felicidade de mães muito felizes!

16. Abrace

Eu amo abraçar. Meu filho e meu marido recebem abraços todos os dias. Temos realmente este hábito diário de nos abraçarmos sempre. Aproveito agora que o meu é pequeno e não esta naquela fase adolescente onde vai provavelmente fugir dos meus amassos por um tempo. Siga também o conselho para mães e pais de Janis Joplin: Get it while you can.

Leia também: Abraçoterapia: a terapia do abraço

 

Deixe um Comentário

comments