12 mitos da amamentação que são dúvidas reais

2 min


386 shares
12 mitos da amamentação Como encontrar um banco de leite humano

Quando se trata de dúvidas e crenças sobre a amamentação, existe de tudo. Até simpatia entra nesta roda. A seguir, reuni 12 mitos da amamentação mas que se tratam de dúvidas reais sobre a amamentação.

São crenças populares que muitas mães ouvem da própria mãe ou avó e estas histórias são passadas de geração a geração, mas será que são verdadeiras?

1. Cerveja preta aumenta o leite?

Qualquer substância alcoólica pode causar o contrário, diminuir a produção de leite materno. Evite. Veja aqui: Álcool e amamentação: é seguro?

2. Se voltar da rua depois de ter pego sol quente pode amamentar?

Sim, pode amamentar normalmente. O calor do corpo da mãe em nada influencia a amamentação. 

3. Abóbora seca o leite?

Coitada da abóbora, até ela virou vilã nesta história. Nenhum alimento, ainda mais sendo saudável, seca o leite. Remédios não compatíveis, fumo e álcool podem sim interferir na produção de leite. Veja aqui: Amamentação e o uso de medicamentos

4. Tomar água gelada esfria o leite materno?

Definitivamente, não. A temperatura dos líquidos que a mãe ingere não interfere na temperatura do leite materno. 

5. Leite materno deixa o bebê obeso?

Não, mesmo que alguns bebês tenham um peso acima da média (não existe problema algum nisto) para a sua idade, ele não precisa fazer dieta, pois assim que começar a se movimentar, engatinhar e andar o corpo irá gastar toda esta reserva acumulada.

Veja também:

 6. É verdade que não pode tomar água enquanto amamenta?

A mãe pode e deve tomar água enquanto amamenta para se hidratar e não há problema algum fazer isto durante a mamada. Imagina só que sofrimento que deve ser não tomar água quando a maioria das mães morrem de sede justamente enquanto amamentam! 😮

 7. Se o bebê arrotar no peito o leite seca?

Não. Esta afirmação não tem nenhum embasamento científico. Tadinho do bebê, esta ali mamando de “boa” solta um arrotinho e de repente a mãe em desespero tira o fofinho do tetê, que susto ele não deve passar.

8. Se o bebê soluçar no peito azeda o leite?

Não, esta é uma afirmação gerada por crendices populares sem nenhum embasamento científico. Imagina só que loucura seria se o leite azedasse dentro da mama após um soluço, provavelmente a raça humana já estaria extinta a muito tempo. 😛

9. Minha mãe não teve leite, eu também não terei?

Esta afirmação é equivocada e não faz sentido. O fato de outra mulher, mesmo que seja sua mãe, não ter conseguido amamentar, não significa que você não conseguirá. Ter leite ou não nada tem a ver com predisposição genética, fique tranquila!

10. Amamentar deixa o peito caído e flácido?

Viver deixa o peito caído! Porque afinal, o tempo passa para todas. Ganhar peso excessivamente e ter predisposição genética deixam as mamas flácidas, isto nada tem a ver com a amamentação em si. Veja aqui: Amamentar deixa os seios flácidos? Efeitos reais da gravidez, amamentação e desmame

11. Passar pente fino no seio aumenta o leite?

Não aumenta o leite, mas se tiver piolho tira. 😀

12. Se o leite materno pingar no chão seca?

Não. Mas se possível, evite o desperdício. :p

Imagina só com quantas coisas malucas mães precisam se preocupar quando estão amamentando, como se já não bastasse toda a mudança de rotina de ter um bebê e o cansaço que amamentar dia e noite nos primeiros dias causa, ainda é preciso se preocupar com tantos mitos descabidos.

Calma lá, estas crenças sem embasamento científico só geram ansiedade e preocupações desnecessárias, portanto, fique atenta: nem toda crendice popular tem fundamento.

 


Like it? Share with your friends!

386 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)